Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26957
Autoria: Marques, Roberto José Figueiredo
Orientação: Patrão, Inês
Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 30-Nov-2022
Título próprio: A aplicação da teoria do Oceano Azul para aceleração e posicionamento diferenciado do negócio da Raiz da Estrela
Referência bibliográfica: Marques, R. J. F. (2022). A aplicação da teoria do Oceano Azul para aceleração e posicionamento diferenciado do negócio da Raiz da Estrela [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26957
Palavras-chave: Teoria Oceano Azul
Inovação de valor
Disrupção
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Gestão
Queijo Serra da Estrela
Blue Ocean theory
Innovation value
Disruption
Management
Serra da Estrela Cheese
Resumo: Na área empresarial, os mercados não explorados (oceanos azuis) são apetecíveis para crescer ou consolidar negócio. A chave para criar um Oceano Azul é a Inovação em Valor, através da redefinição do modelo de negócios. Conhecem-se alguns exemplos resultantes da aplicação da teoria do oceano azul (BOS), todavia são raros os estudos sobre a aplicação desta teoria a negócios de nicho. Assim, este projeto empresa visa estudar a aplicabilidade da BOS com foco em tentar perceber como criar valor, inovar e acelerar o posicionamento diferenciado de um negócio de cariz pessoal - aqui materializado na marca Raiz da Estrela, que atua numa fileira de nicho - queijo Serra da Estrela (QSE). Para responder a este desafio, aplicamos a matriz de quatro ações da BOS à fileira QSE. Caracterizámos e catalogámos os diferentes atores da fileira, através da identificação e segmentação usando uma abordagem qualitativa (nove entrevistas com produtores de QSE), à qual juntamos também recolha de informação online. Com a análise dos dados recolhidos, identificámos os atributos da fileira e retratámos a sua curva de valor atual, bem como propusemos uma futura curva para a fileira QSE. Posteriormente, criámos a nova curva de valor da Raiz da Estrela, apostando na inovação de valor para identificar as ações estratégicas a implementar, nomeadamente: a transformação digital da atividade da marca e de uma comunicação focada e consistente para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente. Cremos que, desta forma, posicionamos não só distintamente a Raiz da Estrela, como contribuímos para a prosperidade e modernização da fileira QSE.
In the business area, unexplored markets (Blue Oceans) are appetizing to grow or consolidate business. The key to creating a Blue Ocean is Value Innovation, through redefining the business model. Some examples resulting from the application of the Blue Ocean Strategy (BOS) are known, but studies on the application of this theory to niche businesses are rare. Thus, this enterprise project aims to study the applicability of BOS with a focus on trying to understand how to create value, innovate and accelerate the differentiated positioning of a personal business - here materialized in Raiz da Estrela brand, which operates in a niche sector – Serra da Estrela cheese (QSE). To meet this challenge, we applied the BOS four-action matrix to the QSE industry. We characterized and cataloged the different players of the industry, through identification and segmentation using a qualitative approach (nine interviews with QSE producers), to which we also gathered information online. With the analysis of the collected data, we identified the attributes of the industry and portrayed its current value curve, as well as proposed a future curve for the QSE industry. Subsequently, we created the new value curve for Raiz da Estrela, focusing on value innovation to identify the strategic actions to implement, namely: the digital transformation of the brand's activity and a focused and consistent communication to offer the best shopping experience to the customer. We believe that, in this way, we not only distinctly position Raiz da Estrela, but we also contribute to the prosperity and modernization of the QSE industry.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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