Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26952
Autoria: Santos, Constança Costa
Orientação: Afonso, Luís Urbano de Oliveira
Fernandes, Alexandra Etelvina
Data: 16-Dez-2022
Título próprio: The Berlin art market: Structures and dynamics
Referência bibliográfica: Santos, C. C. (2022). The Berlin art market: Structures and dynamics [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26952
Palavras-chave: Berlin
Gallery
Collectors
Artista -- Artist
Art eco-system
Galeria de arte
Colecionador
Eco-sistema da arte
Resumo: Every city has its own specific art-ecosystem which evolves according to the city’s political, economic, and social development. This dissertation studies the art market in Berlin, a city that changed and progressed tremendously in the last 30 years. My purpose in writing this paper is to understand this particular city’s art scene, its motivations, associations and ways-of-doing, as a way of comprehending how artists, gallerists and collectors inhabit this space together. In this dissertation I make a general characterisation of Berlin as a city, its political, sociological, and economic as well as demographic traits. I follow with a chronological delineation of the city’s art ecosystem, where I state the main actors and factors that have shaped the art scene to this day and how they interact with one another to create the very specific artistic context that can be found in Berlin. In the second chapter, I use Tanya Leighton Gallery, where I interned for six months, as a case study, thus giving practical and empirical information on the gallery’s artists, exhibition, and fair strategies as well as its methods and objectives. This case study allows me to understand how a Berlin-based gallery functions and how it relates to its community and artworld actors. I, then, conclude with a cross-referencing series of findings that guide me in answering the initial hypothesis of whether Berlin is more of a creative or a collecting city.
Cada cidade tem o seu próprio e específico ecossistema da arte que evolui de acordo com o desenvolvimento político, económico e social da cidade. Esta dissertação estuda o mercado da arte em Berlim, uma cidade que mudou e progrediu imensamente nos últimos 30 anos. O meu objectivo ao escrever este trabalho é compreender o cenário artístico desta cidade em particular, as suas motivações, associações e modos de fazer, por forma a compreender como artistas, galeristas e colecionadores co-habitam este espaço. Nesta dissertação faço uma caracterização geral de Berlim enquanto cidade, os seus traços políticos, sociológicos e económicos, bem como demográficos. De seguida faço uma descrição cronológica do ecossistema artístico da cidade, onde apresento os principais actores e factores que moldaram o cenário da arte até hoje e como interagem entre si para criar o contexto artístico muito específico que se encontra em Berlim. No segundo capítulo, utilizo a Tanya Leighton Gallery, onde estagiei durante seis meses, como caso de estudo, fornecendo assim informações práticas e empíricas sobre os artistas da galeria e estratégias de exposição e de feiras de arte, assim como os seus métodos e objectivos. Este caso de estudo permite-me compreender como funciona uma galeria com sede em Berlim e como se relaciona com a sua comunidade e restantes actores do mundo da arte. Concluo, então, com uma série de referências que me guiam na resposta à hipótese inicial de Berlim ser uma cidade mais criativa que comercial.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Mercados da Arte
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_constanca_costa_santos.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.