Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26904
Autoria: Santos, José Carlos Borges dos
Orientação: Ferreira, Aristides Isidoro
Data: 12-Dez-2022
Título próprio: A atratividade organizacional no contexto empresarial Português: Relação entre o Instrumental-Symbolic Framework e as emoções positivas
Referência bibliográfica: Santos, J. C. B. dos. (2022). A atratividade organizacional no contexto empresarial Português: Relação entre o Instrumental-Symbolic Framework e as emoções positivas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26904
Palavras-chave: Employer branding
Employee value proposition
Instrumental-symbolic framework
Emoções positivas
Atratividade organizacional
Positive emotions
Organizational attractiveness
Resumo: O conceito de employer branding tem sido alvo de ampla atenção por parte da investigação científica. Este destaque está associado à atual envolvente organizacional marcada pela competitividade entre as organizações e o crescente foco na sustentabilidade do negócio (Bhasin et al., 2019; Wallace et al., 2012). O capital humano e as suas competências são o principal ativo estratégico de qualquer empresa, ainda que, o maior desafio destas seja atrair e desenvolver o potencial do talento para alcançar os resultados desejados (Collings & Mellahi, 2009; Theurer et al., 2018). Neste sentido, este estudo apresenta como objetivo analisar a relação dos atributos instrumentais, dos traços simbólicos e das emoções positivas na perceção da atratividade organizacional em empresas presentes em Portugal. Para o efeito, foi seguida uma abordagem metodológica quantitativa baseada na aplicação de questionários online (N = 371). Os resultados obtidos, indiciam que o instrumental-symbolic framework contribui significativamente e positivamente para explicar a perceção de atratividade organizacional, a nível nacional, denotando-se o efeito mediador das emoções positivas na relação existente entre os traços simbólicos e a atratividade organizacional. Comprovou-se que os atributos instrumentais e simbólicos, patentes no framework referido, desempenham um papel relevante na distinção da proposta de valor das organizações (EVP) contribuindo para maximizar a diferenciação entre estas. Estes resultados também corroboram que o investimento na estratégia de employer branding conduz a maiores níveis de notoriedade da proposta de valor das empresas e, deste modo, a maior atratividade organizacional. Serão discutidas as contribuições práticas e teóricas deste estudo, assim como as suas limitações e sugestões de investigação futura.
The concept of employer branding has received widespread attention from scientific research. This emphasis is associated with the current organizational environment marked by competitiveness among organizations and the growing focus on business sustainability (Bhasin et al., 2019; Wallace et al., 2012). Human capital and its competencies are the main strategic asset of any company, even though, their biggest challenge is to attract and develop the talent potential to achieve the desired results (Collings & Mellahi, 2009; Theurer et al., 2018). In this sense, this study aims to analyze the relationship between instrumental attributes, symbolic traits and positive emotions in the perception of organizational attractiveness in companies in Portugal. For this purpose, a quantitative methodological approach was followed based on the application of online questionnaires (N = 371). The results obtained indicate that the instrumental-symbolic framework contributes significantly and positively to explain the perception of organizational attractiveness at national level, denoting the mediating effect of positive emotions in the existing relationship between symbolic traits and organizational attractiveness. It was proven that instrumental and symbolic attributes, evident in the mentioned framework, play a relevant role in distinguishing the value proposition of organizations (EVP), contributing to maximize differentiation among them. These results also corroborate that investment in employer branding strategy leads to higher levels of awareness of the companies' value proposition and, therefore, greater organizational attractiveness. The practical and theoretical contributions of this study will be discussed, as well as its limitations and suggestions for future research.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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