Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26853
Autoria: Alves, Joana Filipa André
Orientação: Costa, Patrícia Lopes
Data: 6-Dez-2022
Título próprio: Regresso ao escritório num período pós pandemia: Projeto em empresa
Referência bibliográfica: Alves, J. F. A. (2022). Regresso ao escritório num período pós pandemia: Projeto em empresa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26853
Palavras-chave: Modelo de trabalho híbrido
Teletrabalho -- Teleworking
Trabalho remoto
Home office
Trabalho presencial
Regresso ao escritório
Saúde mental -- Mental health
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Comprometimento organizacional Organizational commitment
COVID-19
Hybrid work model
Remote work
Face-to-face work
Return to the office
Resumo: A pandemia Covid-19 levou milhões de profissionais em Portugal a trabalharem a partir de casa durante os períodos de confinamento viabilizando modelos de trabalho como o teletrabalho ou híbridos. O presente projeto, desenhado para uma equipa específica de uma empresa inserida no setor dos serviços, call centre e outsourcing, pretende desenvolver propostas de intervenção para a eventualidade dos colaboradores terem de regressar ao modelo presencial ou para a possibilidade da adoção de um modelo de trabalho híbrido. Deste modo, foi efetuada uma revisão de literatura das vantagens e desvantagens dos modelos de trabalho assim como de considerações para regressar ao escritório num período pós pandemia, abarcando práticas de algumas organizações. Esta revisão levou ao diagnóstico, baseado no modelo de Porras & Roberston (1992) denominado de Dinâmicas Organizacionais, que se baseou na realização de cinco focus group com 27 elementos da equipa em estudo, reuniões com a equipa do departamento de well-being e num questionário enviado a toda a equipa. Destes resultados extraíram-se os recursos e exigências de trabalhar no escritório e em home office, trabalhados à luz do Modelo Job Demands-Resources desenvolvido por Bakker & Demerouti (2007). Foram assim desenvolvidas propostas de intervenção de forma a melhorar os níveis de saúde mental dos colaboradores, a sua satisfação com o trabalho, a desenvolver competências e facilitar as suas interações sociais. As propostas encontram-se desenvolvidas neste projeto e estão divididas pelos cenários de regresso ao modelo presencial ou a adoção um modelo de trabalho híbrido.
The Covid-19 pandemic has led millions of professionals in Portugal to work from home during periods of confinement, enabling work models such as telework or hybrid work. The present project, designed for a specific team of a company that operates in the services, call centre and outsourcing sector, aims to develop intervention proposals for the eventuality of employees having to return to the face-to-face model or for the possibility of adopting a hybrid work model. In this way, a literature review was carried out on the advantages and disadvantages of work models as well as considerations for returning to the office in a post-pandemic period, covering practices of some organizations. This review led to the diagnosis, based on the model by Porras & Roberston (1992) called Organizational Dynamics, which was based on five focus groups with 27 members of the team under study, meetings with the well-being team and a questionnaire sent to the entire team. From these results, the resources and requirements of working in the office and at home office were extracted, worked in the light of the Job Demands-Resources Model developed by Bakker & Demerouti (2007). Intervention proposals were thus developed in order to improve the mental health levels of employees, their work satisfaction, develop skills and facilitate their social interactions. The proposals are developed in this project and are divided by the scenarios of return to the face-to-face model or the adoption of a hybrid work model.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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