Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26770
Autoria: Adaixo, Isabel Maria de Moura Portugal Norton Dias
Orientação: Ávila, Patrícia
Data: 30-Nov-2022
Título próprio: Literacia digital e cidadania: Desigualdades no acesso e uso das plataformas digitais do Estado
Referência bibliográfica: Adaixo, I. M. de M. P. N. D. (2022). Literacia digital e cidadania: Desigualdades no acesso e uso das plataformas digitais do Estado [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26770
Palavras-chave: Sociedade da informação -- Information society
Literacia digital
Cidadania -- Citizenship
E-government
Digital skills
Literacy
Resumo: O mundo vive hoje um processo de transformação social complexo onde a transformação digital tem um papel primordial. Desde cedo que houve uma preocupação do Estado em digitalizar os serviços públicos, apostar nos meios de acesso, em alguns casos complexos e de dificuldade de utilização por algumas faixas da população, comprometendo o seu direito pleno a uma cidadania ativa. O objeto desta pesquisa pretende contribuir para o conhecimento deste fenómeno, crucial para o bom desempenho das sociedades democráticas. Pretende-se conhecer a relação entre literacia digital e cidadania através da análise do impacto na vida de cada uma das dificuldades de acesso às plataformas digitais do Estado em pessoas adultas com escolaridade obrigatória. Como resultado foram identificadas situações de desigualdade social, diferentes perfis entre a população estudada na análise desse impacto. O objeto é enquadrado na realidade portuguesa e nas atuais políticas públicas da transformação digital onde a digitalização dos serviços públicos é uma prioridade. Foi utilizada uma metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 17 indivíduos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos com escolaridade até ao 12º ano. Os resultados demonstram que apesar dos esforços públicos na promoção da capacitação da população para a literacia digital, a existência de desigualdades de acesso e uso das plataformas digitais do Estado patente nos diferentes perfis identificados nesta pesquisa, revela que a transformação digital não é acompanhada por resultados rápidos na mitigação das desigualdades. O problema é mais complexo e mais vasto.
The world is currently experiencing a complex social transformation process on which digital transformation plays a key role. Early, the State was concerned with digitizing public services, in the provision of infrastructures of access, in some cases complex and difficult to use by some parts of the population, compromising the right to their active citizenship. This research wants to contribute to the knowledge of these phenomenon, crucial for the good performance of the democratic societies. It is intended to know the relationship between digital literacy and citizenship in an analysis of the impact on each one's life, of the difficulties of accessing the public's digital platforms in people with compulsory education. As a result, situations of social inequality were identified, different profiles among the population studied in the analysis of the impact. The object is framed in the Portuguese reality and in the current public policies of digital transformation where the digitalization of public services is a priority. An intensive qualitative methodology was used through semistructured interviews carried out with 17 people of both sexes, aged between 30 and 69 years old, with compulsory education. The results show that despite public efforts to promote the empowerment of the population for digital literacy, the existence of inequalities in the use and access of public digital platforms, evident is different profiles identified in this research, reveals that the digital transformation is not accompanied by fast results in mitigating inequalities. The problem is more complex and broader.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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