Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26766
Autoria: Ferreira, Adalgisa Noémia Viegas Lopes
Orientação: Sebastião, João
Data: 30-Nov-2022
Título próprio: Análise do desenvolvimento do sistema educativo na Guiné-Bissau
Referência bibliográfica: Ferreira, A. N. V. L. (2022). Análise do desenvolvimento do sistema educativo na Guiné-Bissau [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26766
Palavras-chave: Instituição
Estado
Educação -- Education
Desenvolvimento e formação pedagógica
Institution
State
Development and pedagogical training
Resumo: Tendo em conta o sistema funcional da administração pública Guineense, o presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento do sistema educativo Guineense nos últimos anos e as políticas públicas para o seu desenvolvimento. O trabalho estudou a forma como funciona o sistema de ensino a nível nacional, visto que a Guiné-Bissau é um país Africano da colónia portuguesa que, atualmente tem vindo a registar inúmeras fragilidades administrativas no que diz respeito a educação, tanto a nível das infraestruturas, formação pedagógica e administração escolar. No desenvolvimento do trabalho procurou-se explicar os constrangimentos registados nos últimos anos naquele que é o setor responsável pela definição da sociedade, foram abordadas questões como: as políticas públicas para o ensino, a crise política, a importância da família na educação. Para isso este trabalho contou com a entrevista de algumas personalidades ligadas ao setor educativo, que prontamente deram o contributo com expectativa de poder contribuir para o seu desenvolvimento.
Taking into account the development of the functional system of the Bissau - Guinean public administration, the present work aims to show the development of the country’s educational system in recent years and the public policies for its development, since Guinea-Bissau is a former Portuguese colony that currently that currently has been experiencing numerous administrative weaknesses in regard to education, both in terms of infrastructure, pedagogical training and school administration. In the development of the work, an attempt was made to explain the constraints registered in recent years of what is said to be the sector responsible by the definition of society. There were questions asked regarding some issues, such as: public policies for education, the political crisis, the importance of the family in education were addressed. For that, there were some personalities linked to the educational sector interviewed, who promptly made the contribution with the expectation of being able to contribute to its development.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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