Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26590
Autoria: Morgado, Tiago Miguel Veloso da Silva Paulo
Orientação: Laureano, Luís
Data: 7-Nov-2022
Título próprio: Comparative study between face-to-face job satisfaction and teleworking in a mixed system in Portugal
Referência bibliográfica: Morgado, T. M. V. da S. P. (2022). Comparative study between face-to-face job satisfaction and teleworking in a mixed system in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26590
Palavras-chave: Teletrabalho -- Teleworking
Face-to-face work
Pandemia -- Pandemic
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Trabalho presencial
Resumo: Teleworking these days is something that is seen as very normal. With the appearance of Covid-19 it became a mandatory measure for most companies. Fortunately, with the emergence and constant evolution of information and communication technologies, teleworking has become possible in this most difficult time that the world has gone through. Even before Covid-19 appeared, teleworking was already very important in companies' strategy and in their innovation, as it contributed to greater competitiveness in companies. At this stage, the pandemic is under more control, with a large percentage of the population already vaccinated. That said, this study aims to compare job satisfaction between workers who work face-to-face and those who work in a mixed regime, that is, both works face-to-face and telework. In this comparative study, an online survey will be carried out, with the objective of obtaining qualitative and quantitative data that demonstrate which way of working brings more satisfaction to workers. The study involves a sample of 178 employees from various professions. After a careful analysis of the results, we concluded that, based on the responses to the survey, the way of working that brings more satisfaction to workers is when the worker is in a mixed system. In comparison with the mixed system and face-to-face work, all the questions revealed that the mixed system causes greater satisfaction, such as professional and personal life.
O teletrabalho nos dias que correm é algo que é visto como muito normal. Com o aparecimento do Covid-19 tornou-se numa prática obrigatória para a grande maioria das empresas. Felizmente com o aparecimento e a constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, o teletrabalho tornou-se possível neste tempo mais difícil que o mundo tem atravessado. Mesmo antes do Covid-19 aparecer o teletrabalho já era encarado com uma excelente oportunidade na estratégia e na inovação das empresas, pois contribui para uma maior competitividade das mesmas. Nesta fase da pandemia, devido à grande percentagem da população em Portugal se encontrar vacinada, a pandemia encontra-se mais controlada, pelo que este estudo tem como objetivo comparar a satisfação no trabalho entre os trabalhadores que trabalham presencialmente e os que trabalham em regime misto, ou seja, tanto exercem funções presencialmente como exercem funções em modo de teletrabalho. Neste estudo comparativo é realizado um inquérito de forma online, com o objetivo de obter dados qualitativos e quantitativos que demonstrem qual a forma de trabalhar que traz mais satisfação aos trabalhadores. O estudo envolve uma amostra de 178 empregados de várias profissões. Depois de uma análise cuidada aos resultados concluímos que com base nas respostas ao inquérito a forma de trabalhar que traz mais satisfação aos trabalhadores é quando o trabalhador se encontra em sistema misto. Na comparação com o sistema misto e trabalho presencial as todas as perguntas revelaram que o sistema misto faz com que haja maior satisfação, como a vida profissional e a vida pessoal.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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