Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26455
Autoria: Santos, Maria Briz Müller Assis dos
Orientação: Meireles, Mónica Alexandra Vilar Ribeiro de
Madaleno, Mara
Data: 20-Out-2022
Título próprio: Eco-inovação no setor energético Português
Referência bibliográfica: Santos, M. B. M. A. dos. (2022). Eco-inovação no setor energético Português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/26455
Palavras-chave: Ecoinovação -- Eco-innovation
Setor energético -- Energy sector
Empresas portuguesas
Portuguese companies
Resumo: Atualmente, as empresas desenvolvem atividades cada vez mais sustentáveis, o que lhes permite aumentar a sua competitividade através de produtos e processos mais amigos do ambiente. Aliando o desenvolvimento sustentável à inovação, surge o conceito de eco-inovação, como a introdução de bens e processos que geram benefícios ambientais em detrimento das alternativas disponíveis. Com o intuito de aprofundar o tema, este estudo apresenta como objetivo analisar as práticas de eco-inovação nas empresas portuguesas do setor energético, designadamente a sua evolução nos últimos anos, as estratégias adotadas e os fatores determinantes. Assim, foram analisadas 78 empresas portuguesas do setor energético e os resultados obtidos evidenciam que, apesar de todas as inquiridas considerarem ter demonstrado uma maior preocupação com os impactos da sua atividade económica no meio ambiente nos últimos 5 anos, apenas 62% implementaram alguma eco-inovação no mesmo período. As estratégias implementadas foram inovação de produto ou processo, adoção de um novo processo de fabrico, eco-inovação organizacional ou inovação em green systems. Relativamente às empresas que não adotaram nenhum comportamento eco-inovador, os três motivos mais apontados foram a falta de tempo, a falta de verbas financeiras para o efeito e a falta de apoios do Estado. Os principais determinantes da eco-inovação apontados pelas empresas foram os fatores do lado da oferta e da procura. Em contrapartida, os fatores do lado das influências políticas e institucionais foram menos referidos pelas inquiridas, apesar da importância que a literatura atribui ao papel do Estado enquanto agente para combater o desincentivo das empresas em eco-inovar.
Currently, companies are developing increasingly more sustainable activities, which allows them to increase their competitiveness through more environmentally friendly products and processes. By combining sustainable development with innovation, the concept of eco-innovation emerges, as the introduction of goods and processes that generate environmental benefits replacing available alternatives. To explore this theme, this study aims to analyze the practices of eco-innovation in Portuguese companies in the energy sector, specifically its evolution in recent years, the strategies adopted and the eco-innovation determinants. Thus, 78 Portuguese companies in the energy sector were analyzed and the results obtained show that, although all respondents consider they have shown greater concern with the impacts of their economic activity on the environment in the last 5 years, only 62% have implemented some eco-innovation in the same period. The strategies implemented by the companies were product or process innovation, the adoption of a new manufacturing process, organizational eco-innovation, or innovation in green systems. Regarding companies that did not adopt any eco-innovative behavior, the three most mentioned causes for that were lack of time, lack of financial resources for this purpose and lack of government financial support. The main determinants of eco-innovation pointed out by the companies were the factors on the supply and demand sides. On the other hand, factors related to political and institutional influences were less mentioned by the respondents, despite the importance that the literature attributes to the role of the state as an agent to combat the disincentive of companies to eco-innovate.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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