Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/26372
Autoria: Capucha, L.
Editor: Conselho Nacional de Educação
Data: 2020
Título próprio: Educação profissional, educação para o futuro
Título e volume do livro: Estado da Educação 2019
Paginação: 446 - 452
Referência bibliográfica: Capucha, L. (2020). Educação profissional, educação para o futuro. EM Conselho Nacional de Educação (Eds.). Estado da Educação 2019 (pp.446-452). CNE – Conselho Nacional de Educação. http://hdl.handle.net/10071/26372
ISSN: 1647-8541
ISBN: 978-989-8841-32-2
Resumo: A European Political Strategy Unit da Comissão Europeia publicou, em 2017, o relatório 10 trends transforming education as we know it2. Segundo esse relatório, a educação é hoje processada em estágios iniciais da vida, utiliza quadros negros, livros e papéis, promove a literacia académica, baseia-se em preleções teóricas e na aprendizagem passiva, funcionando os professores como preletores num modelo de ensino estandardizado e em massa, baseado em disciplinas e focado nos conteúdos disciplinares. A educação é promovida principalmente por um conjunto restrito de atores estatais, religiosos e privados, que certificam os graus de ensino possuídos. Pelo contrário, a educação que se pretende para o futuro promove a aprendizagem ao longo da vida, processa-se num quadro branco com suporte digital e capaz de utilizar as realidades virtuais, assume novas formas de literacia, incluindo a digital, promove a aprendizagem experimental, por imersão, interativa, com seminários e cursos participativos, laboratórios, jogos e simulações, na qual os professores são mentores e treinadores. É feita à medida de cada indivíduo, baseada em competências, multidisciplinar, usa a lógica de projeto como estratégia pedagógica preferencial, é habilitada por aprendizagens digitais, beneficia de parceiros diferenciados e de parcerias formativas. É uma educação orientada para a produção de capacidades, competências, talentos e para o potencial dos aprendentes.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_77802.pdf600,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.