Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2594
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarró, Ramon-
dc.date.accessioned2011-04-05T14:45:25Z-
dc.date.available2011-04-05T14:45:25Z-
dc.date.issued2011-04-05-
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2594-
dc.description.abstractEm 1956 novas formas de música e de dança de inspiração francesa, designadas le bal, foram introduzidas entre os Baga Sitem da Guiné Francesa, numa época de tomada de consciência global da juventude. Nessa altura, enquanto os jovens ficaram fascinados pelos novos instrumentos e linguagens corporais de le bal, os mais velhos, ligados a formas locais de música e dança ritual, não quiseram aceitar a nova expressão musical da esfera pública. Baseado na história oral, este artigo aborda a tensão entre os jovens e anciãos, e propõe uma abordagem geracional e estrutural para o estudo da juventude e modernidade, sugerindo que as tensões entre jovens e idosos, e entre as novas e velhas formas de cultura popular, podem ser muito mais antigas do que normalmente se supõe.por
dc.description.abstractIn 1956, le bal, i.e. new forms of French‑inspired music and dance were introduced among the Baga Sitem of French Guinea at a time of global youth consciousness. At the time, the youths fell fascinated by the new instruments and bodily languages of le bal, but their elders, much more aEached to local forms of music and ritual dance, did not want to accept the new one in the public sphere. Based on oral history, this article discusses the tension between youths and elders and proposes a generational and structural approach to the study of youth and modernity, suggesting that the tensions between youths and elders, and between new and old forms of popular culture may be much more ancient than normally assumed.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherCentro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectYouthpor
dc.subjectPopular culturepor
dc.subjectGuinea‑Conacrypor
dc.subjectBagapor
dc.subjectOral historypor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectGuiné‑Conacrypor
dc.subjectHistória oralpor
dc.titleThe magic flute: how modern dances were introduced among Baga Sitem in Guinea in 1956por
dc.typearticlepor
dc.pagination63-74por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalCadernos de Estudos Africanospor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number18/19por
degois.publication.firstPage63por
degois.publication.lastPage74por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCadernos de Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:CEI-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2009:10_18:19_3.pdf210,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.