Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2587
Autoria: Scaglione, Alejandra Ortiz
Orientação: Padilla, Beatriz
Data: 2010
Título próprio: A identidade na encruzilhada: jovens descendentes de imigrantes e os seus processos identitários
Referência bibliográfica: SCAGLIONE, Alejandra Ortiz - A identidade na encruzilhada: jovens descendentes de imigrantes e os seus processos identitários [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2587>.
Palavras-chave: Migrações
Identidade
Juventude
Pertenças
Migration
Youth identity
Hibridity
Belonging
Resumo: Este trabalho pretende descrever os processos identitários dos jovens descendentes de imigrantes africanos residentes na Área Metropolitana de Lisboa. A identidade destes jovens se constrói em vários frentes, desde a diferença e a semelhança, influenciada basicamente pelas culturas africanas e a portuguesa, assim como também por elementos sociais, culturais e geracionais. Estes jovens vivem nesta intersecção de pertenças, num continuum de negociações e resistências. Como estes jovens se auto-definem e como consideram que são identificados pelos outros? Quais os factores mais importantes que orientam seu processo identitário? São questões que analisaremos neste trabalho e que contribuem para a compreensão da integração destes jovens nas sociedades europeias. O trabalho baseia-se em pesquisas etnográficas e quantitativas realizadas durante os anos 2007 e 2008 no âmbito do projecto de investigação europeu intitulado, “Para uma construção social de uma Europa jovem: a experiência da inclusão e exclusão na esfera pública entre os adolescentes imigrantes de segunda geração”, TRESEGY, cujo principal objectivo foi estudar os factores de inclusão e exclusão dos jovens de “segunda geração” em Europa.
This work pretends to describe the processes of identity/ies formation among the youth of African descent, living in the Lisbon Metropolitan Area. The identities of these youth is built out of many elements, between difference and similarities, influenced by the African and the Portuguese cultures, but also by generational, social and cultural elements. They live situated across the intersections of multiple belongings, along a continuum of simultaneous negotiations and confrontations. How do this youth identify themselves and how do others define them? Which are the main elements that influence their identity building? These are the issues that guide our analysis which pretend to contribute to a better understanding of the integration of these youth in the European societies. This study draws on theoretical reflections on quantitative and qualitative data collected during 2007-2008 as part of the comparative European research project entitled “Toward a social construction of an European youth: the experience of inclusion and exclusion in the public sphere among second generation migrated teenagers”, TRESEGY. The project focussed on the factors of in- and exclusion of second-generation migrants in Europe.
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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