Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/25767
Autoria: José, Mário Luís Dantas
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 30-Mai-2022
Título próprio: “Known Unknowns”: Iniciativas para redução de desigualdades digitais no contexto da Silver Economy
Referência bibliográfica: José, M. L. D. (2022). “Known Unknowns”: Iniciativas para redução de desigualdades digitais no contexto da Silver Economy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/25767
Palavras-chave: Apoio à tomada de decisão multicritério
Desigualdade digital
DEMATEL
Lógica neutrosófica
Mapeamento cognitivo
Silver economy
Tecnologia
Cognitive mapping
Decision-making support
Digital inequality
Neutrosophic logics
Technology
Resumo: Fruto do envelhecimento da população mundial, tem havido um crescimento significativo do segmento populacional com +50 anos de idade na Europa. Decorrente deste fenómeno demográfico, emerge uma oportunidade económica considerável designada por Silver Economy, que resulta da satisfação das necessidades e padrões de consumo deste segmento por intermédio de soluções tecnológicas. Apesar do papel preponderante da tecnologia no desenvolvimento de produtos e serviços destinados a este segmento, verifica-se que a inovação tecnológica compromete a qualidade de vida destes cidadãos ao exacerbar desigualdades sociais já existentes, afetando o acesso e o uso de tecnologias num fenómeno designado por desigualdade digital. Tendo em conta a preocupação crescente com o desenvolvimento de iniciativas que mitiguem o impacto deste fenómeno, parece fundamental ter consciência do desafio associado a esta tarefa decorrente da complexidade inerente às desigualdades digitais (i.e., refletem múltiplas dimensões de desigualdade que se interrelacionam) e da incerteza gerada pelas disrupções tecnológicas. Como tal, a presente dissertação propõe um modelo multicritério de suporte à tomada de decisão baseado numa lógica construtivista e que visa uma compreensão mais focada, coerente e completa da problemática em causa. Assim, o processo de construção deste modelo suportar-se-á num painel de especialistas na área e empregará técnicas de mapeamento cognitivo e o método DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) em contexto neutrosófico, procurando superar as limitações de estudos anteriores ao identificar iniciativas e o seu maior ou menor impacto na redução das desigualdades digitais no contexto da Silver Economy.
As a consequence of the world’s population ageing, there has been significant growth in the over-50s population segment in Europe. This demographic phenomenon creates a considerable economic opportunity known as the Silver Economy, which results from meeting the needs and consumption patterns of this demographic segment through technological solutions. Despite the major role of technology in the development of products and services aimed at this segment, it has been shown that technological innovation compromises the quality of life of these citizens by aggravating already existing social inequalities, thus affecting access and use of technology in a phenomenon called digital inequality. Given the growing concern with the development of initiatives to mitigate the impact of this phenomenon, it seems fundamental to be aware of the challenges associated with this task and that stem from the inherent complexity of digital inequalities (i.e., it reflects multiple interrelated dimensions of inequality) and the uncertainty generated by technological disruptions. As such, this dissertation presents a multicriteria model to support decision making based on a constructivist logic that aims at a more focused, coherent, and complete understanding of the issue at hand. The model building process will be supported by a panel of experts in the field and will use cognitive mapping techniques and DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) in neutrosophic context, seeking to surpass the limitations of previous studies by identifying initiatives and their greater or lesser impact on reducing digital inequalities in the context of the Silver Economy.
Designação do Departamento: Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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