Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2552
Autoria: Folgôa, Carla Sofia Sezões
Orientação: Amaro, Rogério Roque
Data: 29-Mar-2011
Título próprio: Implementação de parcerias em contextos de desenvolvimento local: relatório da construção de um grupo de trabalho no domínio da nutrição em São Tomé e Príncipe
Referência bibliográfica: FOLGÔA, Carla Sofia Sezões - Implementação de parcerias em contextos de desenvolvimento local: relatório da construção de um grupo de trabalho no domínio da nutrição em São Tomé e Príncipe [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2552>.
Palavras-chave: desenvolvimento local
parceria
ownership
nutrição
São Tomé e Príncipe
local development
partnership
ownership
nutrition
Resumo: Este estudo analisa o processo de criação de um Grupo de Trabalho, na área da nutrição, no distrito de Caué, em São Tomé e Príncipe, do ponto de vista de um dos actores, a Fundação AMI. Tendo por base os conceitos de desenvolvimento local e parceria, e como conceito auxiliar o conceito de ownership, argumenta-se neste estudo que a criação de parcerias, com vista à promoção do desenvolvimento local, podem, por um lado, promover uma coordenação e colaboração entre vários sectores da sociedade, permitindo dar resposta à falta de eficiência das intervenções que muitas vezes se verifica em países do Sul (sobretudo quando estamos perante áreas geográficas rurais, empobrecidas e isoladas, como a que é estudada neste relatório), e, por outro, fomentar o interesse das populações mais marginalizadas pelos processos de desenvolvimento. Face à análise que aqui se apresenta, espera-se contribuir para a discussão conceptual e operacional do processo de criação de parcerias em contextos de desenvolvimento local. Não se assume esta parceria como um sucesso, mas como uma iniciativa pioneira e que produziu bons resultados num contexto complexo, como é o distrito de Caué, em São Tomé e Príncipe.
This study analyses a Working Group‘s making process, in the nutrition field, in the Caué district, in São Tomé e Príncipe, from the point of view of one of the players, AMI Foundation. Based on local development and partnership concepts and ownership as a supporting concept, it is demonstrated in this study that the creation of partnerships, with view to promoting local development, can on one hand promote coordination and cooperation between different sectors in society, making possible to respond to the intervention‘s lack of efficiency, so common in Southern countries (especially when one is faced with rural, impoverish and isolated geographical areas, which is the case in this report) and, on the other hand, promote marginalised people‘s interest in developing processes. Upon the analysis herewith presented, one hopes to contribute to the conceptual and operational debate of the creation of partnerships‘ process in a local development context. One does not assume this partnership as a success, but as a pioneer initiative and a partnership that brought good results in a complex context as is the Caué district in São Tomé e Príncipe.
Designação do grau: Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Implementação de Parcerias em contextos de Desenvolvimento Local.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.