Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24979
Autoria: Maciel, Joana Fonseca
Orientação: Marques, Sibila
Data: 21-Jan-2022
Título próprio: Saúde dos estudantes universitários em contexto pandémico: Impactos e oportunidades
Referência bibliográfica: Maciel, J. F. (2021). Saúde dos estudantes universitários em contexto pandémico: Impactos e oportunidades [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24979
Palavras-chave: Saúde estudantes universitários
COVID-19
Pesquisa qualitativa
Impactos e oportunidades da pandemia
College student’s health
Qualitative research
Impacts and opportunities of the pandemic
Resumo: Os estudos indicam que a pandemia provocada pelo COVID-19 gerou impactos significativos na saúde de populações vulneráveis, incluindo os estudantes universitários. Os elevados índices de sofrimento psicológico dessa população agravaram-se ainda mais com a pandemia, gerando consequências na sua saúde e bem estar (Cao et al, 2020; Maia & Dias, 2020; Son et al, 2020; Wang et al, 2020). O presente estudo exploratório utilizou um design qualitativo para investigar as perceções dos estudantes universitários sobre os impactos e as oportunidades que o período da pandemia COVID-19 causou em suas vidas. Participaram do estudo 431 estudantes de uma universidade pública portuguesa, com idade entre 18 e 65 anos, que responderam a um instrumento online autoaplicável. Em seguida foi realizada a análise de conteúdo, a categorização das questões abertas e, posteriormente, a análise no SPSS. A maioria dos participantes (60%) sofreram impactos com a pandemia, tendo 25% desses declarado que tiveram consequências negativas nas relações sociais, 19,5% sentiram mudanças negativas na rotina e 19,3% declínio na saúde mental. Não obstante, 37,7% mencionaram ter tido novas oportunidades, como maior produtividade, mais disponibilidade de tempo e um maior crescimento pessoal. Através da análise multivariada de correspondência (ACM) e da análise de Clusters, foram identificados dois perfis consistentes de necessidades: um constituído por um grupo com foco na menor produtividade e desmotivação, e outro grupo com maior foco nas questões das relações sociais, do isolamento social e das mudanças de rotina. Os resultados do estudo contribuiram para perceber os perfis dos estudantes universitários e, dessa forma, colaborar para futuras intervenções com a população universitária.
Studies indicate that the pandemic caused by COVID-19 generated significant impacts on the health of the population, including college students. The high rates of psychological distress in this population were further exacerbated by the pandemic, generating consequences on their health and well-being (Cao et al, 2020; Maia & Dias, 2020; Son et al, 2020; Wang et al, 2020). The present exploratory study used a qualitative design to investigate college students' perceptions about the impacts and the opportunities that the COVID-19 pandemic period caused in their lives. A total of 431 students of a public university in Lisbon participated in the study, aged between 18 and 65 years, who responded to a self-applied online instrument. This was followed by the content analysis, which consisted in the categorization of the openended questions and also the analysis in SPSS. Most participants (60%) were afected by the pandemic, with 25% stating that they experienced negative consequences in social relationships, 19.5% experienced negative changes in the routine, and 19.3% experienced a decline in their mental health. Nevertheless, 37.7% mentioned that they had new opportunities, such as increased productivity, more time available, and a higher personal growth. Through multivariate correspondence analysis (MCA) and a cluster analysis, two consistent needs profiles were identified: one representing a group that focused on a lower productivity and unmotivation, and another group focusing more on issues of social relationships, social isolation, and negative routine changes. The results of the study helped to understand the profiles of college students and thereby collaborate for future interventions with the college population.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social da Saúde
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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