Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/24372
Autoria: | Flambó, Carolina Nunes |
Orientação: | Seabra, Teresa |
Data: | 20-Jan-2022 |
Título próprio: | Causas e consequências das retenções escolares em alunos que a(s) viveram |
Referência bibliográfica: | Flambó, C. N. (2021). Causas e consequências das retenções escolares em alunos que a(s) viveram [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24372 |
Palavras-chave: | Insucesso escolar Aluno -- Student Auto-atribuição causal School failure Causal self-attribution |
Resumo: | Este trabalho final de Mestrado tem como principal objetivo ouvir o que os alunos têm a
dizer sobre a sua retenção. Ou seja, o que é pretendido é saber a opinião dos mesmos
em relação ao assunto e entender o que é que despoletou o insucesso escolar. Foram
realizadas treze entrevistas a alunos adultos (todos com mais de 18 anos), que na
grande maioria, frequentam Cursos de Formação de Adultos (CFA) e que já ficaram
retidos pelo menos, um ano letivo completo. Foi possível identificar como principais
causas atribuídas pelos entrevistados à sua retenção: razões intrínsecas (falta de
interesse, de motivação e de estudo) e extrínsecas (mudança de país e a má influência
dos colegas); as reações e o apoio dos familiares, nomeadamente os pais, também são
fatores importantes, assim como o apoio dos professores. As principais consequências
da retenção são: a mentalidade dos alunos muda normalmente para melhor, no entanto
outros alunos consideram que foi um atraso e que perderam tempo. This Master's final work has as its main objective to hear what students have to say about their retention. In other words, what is intended is to know their opinion on the subject and understand what triggered the school failure. Thirteen interviews were conducted with adult students (all over 18 years old), who mostly attend Adult Training Courses (CFA) and who have already been retained for at least one full academic year. It was possible to identify as the main causes attributed by the interviewees to their retention: intrinsic reasons (lack of interest, motivation and study) and extrinsic reasons (change of country and the bad influence of colleagues); the reactions and support from family members, namely parents, are also important factors, as is the support from teachers. The main consequences of retention aroe: the students' mentality usually changes for the better, however other students consider that it was a delay and that they have wasted time. |
Designação do grau: | Mestrado em Educação e Sociedade |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_carolina_nunes_flambo.pdf | 529,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.