Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24342
Autoria: Valenza, Ilaria
Orientação: Rebelo, Carla Alexandra Silva
Data: 4-Jan-2022
Título próprio: How to have an effective online teamwork training, engaging employees through a supportive environment, in times of Covid-19
Referência bibliográfica: Valenza, I. (2021). How to have an effective online teamwork training, engaging employees through a supportive environment, in times of Covid-19 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24342
Palavras-chave: Online training
Supportive working environment
Engagement
Interactivity
Formação online
Ambiente de trabalho de apoio
Compromisso
Interatividade
Resumo: Nowadays online training is becoming crucial in employee’slife, this phenomenon already started in the last decade, however due to the current pandemic situation, companies had to improve and to update their tools to provide efficient training even during lockdown. This cross-sectional study (N=200) aims to identify the elements that, in online training settings, can be applied to implement the effectiveness of the training. We hypothesized that interactivity, as a characteristic of training, was positively related to the effectiveness of online teamwork training. Therefore, we supposed that a supportive working environment was positively connected to the efficacy of the training process. A regression analysis between those variables demonstrated the existence of these relations. Moreover, we hypothesized that the variable engagement was working as a mediator between interactivity and the effectiveness of training, but also between the variable supporting working environment and the training efficacy. The mediation model supported these hypotheses though with some limitations. Further, we discuss the practical implications of these findings and suggest directions for future research.
Atualmente a formação por via digital está a tornar-se crucial na vida dos empregados, este fenómeno já começou na última década, contudo, devido à atual situação pandêmica, as empresas tiveram de melhorar e atualizar as suas ferramentas a fim de proporcionar uma formação eficiente mesmo durante o período de confinamento. Este estudo transversal (N=200) visa identificar os elementos que, em cenários de formação por via digital ou telemática, podem ser aplicados para implementar a eficácia da formação. Levantamos a hipótese de que a interatividade, como característica da formação, estava positivamente relacionada com a eficácia da formação on line relativa a trabalho em equipa. Portanto, equacionámos que um ambiente de trabalho de apoio estava positivamente relacionado com a eficácia do processo de formação. Uma análise de regressão entre estas variáveis demonstrou a existência destasrelações. Além disso, colocamos a hipótese de que a variável compromisso estava a funcionar como mediador entre a interatividade e a eficácia da formação, mas também entre a variável de apoio no ambiente de trabalho e a eficácia da formação. O modelo de mediação apoiou estas hipóteses, embora com algumas limitações. Além disso, discutimos as implicações práticas destes resultados e sugerimos orientações para futuras investigações.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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