Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24191
Autoria: Bernardino, Inês Leal
Orientação: Rebelo, Carla Alexandra Silva
Data: 4-Jan-2022
Título próprio: Millennial generation: An allusion to the specifics of employee retention in the consulting industry in Portugal
Referência bibliográfica: Bernardino, I. L. (2021). Millennial generation: An allusion to the specifics of employee retention in the consulting industry in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24191
Palavras-chave: Millennials
Employee retention
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Turnover intention
Retenção de talento
Intenção de rotatividade
Resumo: Nowadays, the Portuguese workforce is composed of four generations, which causes challenges in Human Resources Management in terms of attracting, managing and retaining employees since younger generations´ (Generation Y and Z) interests, motivations and needs should coexist with the ones from past generations (Generation X and Baby Boomers). And, it becomes more challenging in the consulting industry because it is an industry that is characterized by having high turnover rates and low employee retention. Therefore, combining these industry characteristics and the Generation Y tendency to change jobs, makes it double challenging for managers to improve employee retention of the Millennial Generation. So, this study focuses on an allusion to the Generation Y´s specifics of employee retention in the consulting industry in Portugal, allowing to draw some conclusions on which factors contribute to Millennials´ job satisfaction and influence their decision to change jobs. Furthermore, based on prior literature research, this dissertation analyzes data collected through a quantitative methodology, allowing to answer the research questions of this study. Therefore, results show that, in order to improve Millennial’s retention in the consulting industry in Portugal, managers should comprehend and study the younger individuals within Generation Y and what are the work characteristics that most contribute to their job satisfaction and influence their decision to change jobs since the Younger Group of Millennials represents the future of the workforce. Only then, it will be possible for managers to concentrate on developing efficient human resources practices and policies for future generations.
Atualmente, o mercado de trabalho é composto por quatro gerações, trazendo desafios em termos de atração, gestão e retenção de talento, uma vez que as motivações e necessidades das gerações mais novas (Geração Y e Z) devem coexistir com as mesmas das gerações passadas (Geração X e Baby Boomers). E torna-se ainda mais desafiante no setor de consultoria porque é um setor caracterizado por ter altas taxas de rotatividade e baixa retenção de talento. Deste modo, combinar as características deste setor com a tendência constante da Geração Y de mudar de emprego torna-se um duplo desafio para as organizações. Assim, este estudo centra-se nas especificidades da retenção de talento da Geração Y no setor de consultoria em Portugal, permitindo concluir sobre quais os fatores que contribuem para a sua satisfação profissional e os que influenciam a sua decisão de mudar de emprego. Adicionalmente, com base na pesquisa bibliográfica prévia e através de uma metodologia quantitativa, esta dissertação analisa os dados e responde às questões de investigação deste estudo. Resultados mostram que, para melhorar a retenção de talento da Geração Y no setor de consultoria em Portugal, os gestores devem perceber e estudar os indivíduos mais jovens da Geração Y, nomeadamente, as características que mais contribuem para a sua satisfação profissional e as que influenciam a sua decisão de mudar de emprego, visto que estes representam o futuro do mercado de trabalho. Só assim, será possível para os gestores desenvolver práticas e políticas eficientes para as próximas gerações.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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