Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/24006
Autoria: Mendes, Pascoalina Emílio
Orientação: Almeida, Filomena Maria Nogueira da Silva de
Data: 21-Dez-2021
Título próprio: A formação de educadores de infância para a educação multicultural
Referência bibliográfica: Mendes, P. E. (2021). A formação de educadores de infância para a educação multicultural [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/24006
Palavras-chave: Diversidade -- Diversity
Jardim-de-infância
Multiculturalismo
Formação
Educadores de infância
Kindergarten
Multiculturalism
Training
Kindergarten educators
Resumo: A pluralidade existente nas sociedades atuais leva ao surgimento de novos desafios para as organizações escolares e, em particular, para os profissionais de ensino, especialmente no que se refere à atualização da sua formação no domínio da integração das crianças das diversas culturas e à sensibilização das mesmas para o entendimento da diversidade a partir de vários universos culturais. Esta dissertação, tem a finalidade de refletir sobre a abordagem da multiculturalidade na formação base e profissional dos educadores de infância, e contribuir para a compreensão da importância da sua prática e formação na integração de crianças provenientes de diferentes culturas. Com base na pesquisa de terreno e nas leituras realizadas no decorrer deste trabalho, verificou-se que apesar da maioria dos educadores de infância considerar importante a abordagem da educação multicultural, este modelo educativo não é visto como prioridade nem pelos profissionais nem pelas instituições formadoras.
The plurality existing in today's societies leads to the emergence of new challenges for school organizations and for teaching professionals, particularly with regard to updating their training in the field of integration of children from different cultures and raising awareness of for the understanding of diversity from various cultural universes. This dissertation aims to reflect on the approach of multiculturalism in the basic and professional training of kindergarten teachers, and to contribute to the understanding of the importance of their practice and training in the integration of children from different cultures. Based on the field research and the readings carried out during this work, it was found that although most kindergarten teachers consider the approach of multicultural education important, this educational model is not seen as a priority either by professionals or by educational institutions.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pascoalina_emilio_mendes.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.