Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23971
Autoria: Pereira, João Filipe Norberto
Orientação: Costa, Ana Cristina Narciso Fernandes
Data: 14-Dez-2021
Título próprio: A política de transportes públicos gratuitos: As escolhas dos jovens, um caso de estudo no município de Cascais
Referência bibliográfica: Pereira, J. F. N. (2021). A política de transportes públicos gratuitos: As escolhas dos jovens, um caso de estudo no município de Cascais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23971
Palavras-chave: Gratuitidade
Transporte público -- Public transportation
Economia comportamental -- Behavioral economics
Políticas públicas -- Public politics
Fare free
Resumo: A partir de janeiro de 2020, Cascais afirmou-se como o município pioneiro a nível nacional na oferta do preço-zero nos transportes públicos a residentes, trabalhadores e estudantes no con-celho, como expressão de direito universal à mobilidade. O objeto de pesquisa esquematiza-se numa abordagem explicativa de triangulação em torno de três ramos de estudo – Transportes públicos gratuitos, Economia comportamental e Public Policy approach – tendo como engrenagem de rotor o grupo etário dos jovens, os quais civica-mente participam na promoção da gratuitidade no território do Município de Cascais. Com a missão de responder à questão de pesquisa que se transcreve “Se o custo deixou de ser o critério deliberativo da opção modal, o que terá ocupado o seu lugar na arquitetura da escolha?”, executou-se uma sumária análise da problemática, a partir da literatura académica e documental, complementada por ações de metodologia mista a dados primários, recolhidos em trabalho de campo através de inquérito por questionário original. A investigação empírica permitiu inferir que os critérios substitutos do custo, que são pon-derados aquando da opção modal, são primordialmente os fatores tradicionais da mobilidade, verificando-se a manutenção da primazia da pontualidade, frequência de horários e tempo de viagem. Os níveis ótimos de utilização dos transportes públicos continuam aquém. A pensar nos jovens, o estudo anuiu na necessidade de medidas complementares à transfe-rência modal a favor do transporte público. Em recomendação política, sugerem-se ações de esclarecimento nas escolas, tutoriais como passeios-experiência e passes com integração mul-tifuncional para além do uso no transporte gratuito.
Since January 2020, Cascais has been the pioneering city in Portugal to offer zero-price public transport to residents, workers and students in the territory, as an expression of the universal right of mobility. The object of research is structured in an explanatory triangulation approach around three areas of study - Fare-free public transport, Behavioral Economics and Public Policy approach - with the age group of young people, who actively participate in the promotion of fare-free public transport in the territory of the Municipality of Cascais. With the mission of answering the research question "If price is no longer the deliberative criterion of modal choice, what has taken its place in the architecture of choice?", a summary analysis of the problem was carried out, based on academic and documentary literature, complemented by mixed methodology actions to primary data, collected in fieldwork through an original questionnaire survey. The empirical research allowed inferring that the factor substituting price, which are weigh-ted at the time of modal choice, are primarily the traditional factors of mobility, verifying the maintenance of the primacy of punctuality, schedule frequency and travel time. The optimum levels of use of public transport continue to fall behind. Thinking of young people, the study agreed on the need to adopt complementary measures to modal shift in favour of public transport. As a policy recommendation, information actions in schools, tutorials such as trial rides and passes with a multi-functional integration are suggested, in addition to the use of free transport.
Designação do grau: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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