Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23864
Autoria: Batista, Susana
Simões, José Alberto
Data: 14-Dez-2021
Título próprio: Cidadania digital de jovens em três países europeus: Perfis de (não) participação cívica online
Número: 98
Paginação: 9-29
Referência bibliográfica: Batista, S., & Simões, J. A. (2021). Cidadania digital de jovens em três países europeus: Perfis de (não) participação cívica online. Sociologia, Problemas e Práticas, (98), 9-29. http://hdl.handle.net/10071/23864
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Crianças e jovens
Cidadania digital
Participação cívica
Literacia mediática/digital
Children and youth
Digital citizenship
Civic participation
Media and digital literacy
Enfants et jeunes
Citoyenneté numérique
Participation civique
Alphabétisation numérique
Niños y jóvenes
Ciudadanía digital
Participación cívica
Alfabetización mediática y digital
Resumo: Este artigo procura contribuir para o estudo da cidadania digital de jovens através da elaboração de uma tipologia de (não) participação cívica online, que inclui questões relacionadas com a procura de conteúdos informativos e cobertura noticiosa, bem como perceções sobre literacia mediática e digital. A partir de uma análise estatística multivariada aos resultados do inquérito “EU Kids Online” (2017-2019) em três países europeus, foram identificados três perfis cujos atributos nos permitem discutir práticas informais e diferenças no nível e tipo de participação, considerando características individuais e o país de residência.
This paper aims to contribute to the study of youth’s digital citizenship through the development of a typology of (non) civic online participation which includes issues related to the search of informational content, participation in news coverage, and perceptions on media and digital literacy. From a multivariate statistical analysis of the “EU Kids Online” survey (2017-2019) in three European countries, we identified three profiles which attributes allow us to discuss informal practices and differences in the level and kind of participation, considering individual characteristics and the country of residence.
Cet article vise contribuer à l’étude de la citoyenneté numérique des jeunes, à travers la construction d’une typologie de (non) participation civique en ligne qui inclut des questions comme la recherche de contenu informationnel, la couverture de l’actualité et des perceptions sur l’alphabétisation numérique. À partir d’une analyse statistique multivariée de l’enquête “EU Kids Online” (2017-2019) sur trois pays européens, on identifie trois profils dont les attributs nous permettent de discuter les pratiques informelles et les différences de niveau et de type de participation, compte tenu des caractéristiques individuelles et du pays de résidence.
Este artículo busca contribuir al estudio de la ciudadanía digital de los jóvenes a través de la elaboración de una tipología de (no) participación cívica en línea que incluí temas cómo la búsqueda de contenidos informativos, cobertura de noticias y percepciones sobre alfabetización mediática y digital. A partir de un análisis estadístico multivariado de la encuesta “EU Kids Online” (2017-2019) en tres países europeos, identificamos tres perfiles cuyos atributos nos permiten discutir prácticas informales y diferencias en el nivel y tipo de participación, considerando características individuales y país de residencia.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl23864.pdf836,68 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.