Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23799
Autoria: Manuel, Elídio Sozinho
Orientação: Vaz, Maria João
Data: 6-Dez-2021
Título próprio: A indumentária como elemento de distinção social e de identidade nas elites Angolanas, 1975-2002
Referência bibliográfica: Manuel, E. S. (2021). A indumentária como elemento de distinção social e de identidade nas elites Angolanas, 1975-2002 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23799
Palavras-chave: Identidade
Moda
Indumentária
Angola
Elite política
Fotografia
Identity
Fashion
Clothing
Political elite
Photography
Resumo: Pretendemos com o presente trabalho fazer uma análise sobre a forma como a indumentária foi utilizada enquanto elemento de distinção social pelas elites políticas angolanas no período de 1975-2002. Através do levantamento e análise de uma fonte particular, as imagens fotográficas captadas e difundidas no período em análise, procura-se definir e descrever as indumentárias escolhidas pelas elites angolanas para se apresentarem em público, tendo em conta que o “vestuário é um elemento fundamental na representação de identidades sociais (Altaf, Troccoli, & Moreira, 2013, p.p. 2, 3)”. Procuramos compreender o posicionamento da elite política angolana, saída do processo de independência concretizado em 1975, a forma como se afirmava e se queria ver representada perante o mundo, considerando a observação de fatores que remetem para o simbolismo, a identidade, para os grupos de pertença, tendo em conta que as opções pelo uso de determinadas indumentárias são reveladoras de valores socioculturais, políticos e económicos. Estes fatores constituirão os pontos fundamentais de análise nesta dissertação. Assim sendo, ao longo da dissertação são apresentadas e exploradas diversas imagens fotográficas, com início no primeiro ato cerimonial público, concretizado no dia 11 de novembro de 1975, marcado por ser a primeira aparição oficial de Angola para o mundo como uma nação independente. Entende-se que a partir deste momento inaugural, a elite governamental angolana foi sendo exposta e marcou presença em diversas aparições públicas, tanto a nível nacional, como a nível internacional. Procura-se aqui descrever e analisar como e de que forma a indumentária foi utilizada como estratégia de manifestar a sua identidade nacional e a sua cultura, ou ainda de que forma foi afirmando a sua pertença social através do traje com que escolhia para se apresentar em público.
With this work, we intend to analysed the way in which clothing was used as an element of social distinction by the Angolan political elites in the period 1975-2002. Through the survey and analysis of a particular source, the photographic images captured and disseminated in the period under analysis, we seek to define and describe the clothing chosen by the Angolan elites to present themselves in public, taking into account that "clothing is a fundamental element in the representation of social identities (Altaf, Troccoli, & Moreira, 2013, pp 2, 3)”. We seek to understand the positioning of the Angolan political elite, as a result of the independence process implemented in 1975, the way in which it asserted itself and wanted to see itself represented before the world, considering the observation of factors that refer to symbolism, identity, to groups of belonging, bearing in mind that the options for the use of certain garments reveal sociocultural, political and economic values. These factors will constitute the fundamental points of analysis in this dissertation. Thus, throughout the dissertation, several photographic images are presented and explored, starting with the first public ceremonial act, carried out on November 11, 1975, marked by being the first official appearance of Angola to the world as an independent nation. It is understood that from this inaugural moment, the Angolan government elite has been exposed and has been present in various public appearances, both nationally and internationally. The aim here is to describe and analyse how and in what way clothing was used as a strategy to express its national identity and culture, or how it was asserting its social belonging through the costume with which it chose to present itself in public.
Designação do grau: Mestrado em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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