Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2370
Autoria: Lourenço, Inês
Orientação: Perez, Rosa Maria
Data: 2009
Título próprio: Os Corpos da Devi: religião e género em diáspora
Referência bibliográfica: LOURENÇO, Inês - Os Corpos da Devi: religião e género em diáspora [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2370>. ISBN 978-989-732-007-1.
ISBN: 978-989-732-007-1
Palavras-chave: Hindu diaspora
Gender
Religion
Postcolonialism
Diáspora hindu
Género
Religião
Pós-colonialismo
Transnacionalidade
Resumo: This thesis focuses on the Gujarati Hindu diaspora in Portugal, and particularly on the key role played by women in the construction of gender and religious identities, therefore contributing to the cultural reproduction of their community. Based on a longterm fieldwork carried out amongst the Hindu community of Santo António dos Cavaleiros (Loures), I aim at showing the way that Hindu women in Portugal are ascribed new status through religion, as the perpetuators of what is perceived as traditional knowledge, consequently replacing the role played by male pujari in the negotiation of cultural and religious belonging. By the same token, these women guarantee the upholding of a patriarchal ideology within transnational networks framed by a conservative ideology. The ritual centrality given to women by the Gujarati diaspora in Portugal results from its specific features, namely its weak economical structure inhibiting a lasting and regular attendance of Hindu priests, and the lack of professional occupations held by a significant number of these women. In this as in other Hindu diasporas in the world, India works out as the structural reference upon which the diasporic identity is asserted.
A presente tese centra-se na diáspora hindu gujarati em Portugal, particularmente no papel desempenhado pelas mulheres na construção de identidades religiosas e de género, processo este, que contribui para a reprodução cultural da sua comunidade. A partir de um trabalho de campo prolongado realizado entre a comunidade hindu de Santo António dos Cavaleiros (Loures), pretendo demonstrar o modo como as mulheres hindus em Portugal adquirem novos estatutos através da esfera religiosa, enquanto perpetuadoras do conhecimento tradicional, substituindo, consequentemente, o papel do pujari masculino na negociação da pertença cultural e religiosa. Ao mesmo tempo, estas mulheres garantem a manutenção de uma ideologia patriarcal, enquadrada pelas estruturas conservadoras que circulam através das redes transnacionais. A centralidade ritual atribuída às mulheres pela diáspora gujarati em Portugal, resulta das suas características específicas, nomeadamente de uma deficitária estrutura económica que inibe a permanência regular de sacerdotes hindus, e da não ocupação profissional de um número significativo destas mulheres. Nesta, como noutras diásporas hindus no mundo, a Índia funciona como a referência estrutural, sobre a qual assenta a identidade diaspórica.
Designação do grau: Doutoramento em Antropologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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