Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23690
Autoria: Grecomoro, Giuseppe
Orientação: Menezes, João Carlos
Manfredi, Bruccoleri
Data: 24-Nov-2021
Título próprio: Between profit maximization and wins maximization: Case of study of Palermo Fc
Referência bibliográfica: Grecomoro, G. (2021). Between profit maximization and wins maximization: Case of study of Palermo Fc [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23690
Palavras-chave: Football
Canvas business model
Maximization
Futebol
Modelo de negócio de lona
Maximização
Resumo: We can never forget that the football game is the main product. When the team wins, scores and gives everything possible it overshadows almost everything else, but a much more complex background that cannot go unnoticed accompanies everything. This is why my work focuses on studying everything behind a football match or a league and on what is based a football club. The aim of this work is to make known which business model is closest to that of any football team and that is how a football team creates, supplies and acquires value; furthermore, the study is enriched by the analysis of two different maximization models, one aimed at maximizing profit and one at maximizing wins. The work is structurally divided into two parts, the first part is the result of a careful selection and critical review of the existing literature on both fields; while, the second part brings some notions, to complete the picture, from a practical case, conducted with a double interview with the CEO of Palermo FC, in the figure of Rinaldo Sagramola. At the end of my work I reached a complete picture of the work done, with the determination of a Canvas framework capable of showing the business model and an accurate analysis of the two maximization models with the introduction of a third model which is the result of the intersection of the two just mentioned.
Nunca podemos esquecer que o jogo de futebol é o produto principal. Quando a equipa ganha, pontua e dá tudo o que é possível, ofusca quase tudo o resto, mas um fundo muito mais complexo que não pode passar despercebido acompanha tudo. É por isso que o meu trabalho se concentra no estudo de tudo o que está por detrás de um jogo de futebol ou de uma liga e sobre o que é baseado num clube de futebol. O objectivo deste trabalho é dar a conhecer o modelo de negócio mais próximo do de qualquer equipa de futebol e é assim que uma equipa de futebol cria, fornece e adquire valor; além disso, o estudo é enriquecido pela análise de dois modelos diferentes de maximização, um destinado a maximizar o lucro e outro a maximizar as vitórias. O trabalho está estruturalmente dividido em duas partes, a primeira parte é o resultado de uma cuidadosa selecção e revisão crítica da literatura existente em ambos os campos; enquanto, a segunda parte traz algumas noções, para completar o quadro, de um caso prático, conduzido com uma entrevista dupla com o CEO do Palermo FC. No final do meu trabalho cheguei a uma imagem completa do trabalho realizado, com a determinação de um quadro de tela capaz de mostrar o modelo de negócio e uma análise precisa dos dois modelos de maximização com a introdução de um terceiro modelo que é o resultado da intersecção dos dois que acabam de ser mencionados.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_giuseppe_grecomoro.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.