Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23355
Autoria: Martins, Mário dos Santos
Orientação: Ávila, Patrícia
Data: 29-Set-2021
Título próprio: Competências digitais na aprendizagem em rede: formadores como atores ou autores da transformação?
Referência bibliográfica: Martins, M. dos S. (2021). Competências digitais na aprendizagem em rede: formadores como atores ou autores da transformação? [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23355
Palavras-chave: Aprendizagem -- Learning
Sistema Nacional de Qualificações
Sociedade em rede
Tecnologias digitais
Learning
Digital skills
Trainers
National Qualifications System
Network society
Digital technologies
Resumo: As tecnologias digitais têm alterado os tempos, os espaços e as formas tradicionais do ensino-aprendizagem, criando novas formas de interação, de relação e de comunicação, novas formas de acesso ao saber e de construção do conhecimento. Este estudo pretende compreender de que forma o processo de transformação estrutural e multidimensional, genericamente designado por "Sociedade em Rede", associado ao paradigma tecnológico baseado nas tecnologias digitais, poderá afetar as competências dos formadores integrados no sistema nacional de qualificações. A pesquisa realizada apoiou-se, numa primeira fase, na recolha e análise de dados secundários sobre o tema, disponíveis em diferentes fontes e formatos. Num segundo momento, através de uma metodologia de tipo extensivo, foi aplicado um inquérito por questionário aos formadores registados no Portal para a Formação e Certificação de Formadores (Netforce/IEFP), tendo-se obtido 1032 respostas válidas. Os resultados revelam que os formadores mobilizam “muitas vezes” as competências digitais e utilizam "Quase sempre" as tecnologias digitais nas práticas formativas. Esta utilização está centrada, sobretudo, na preparação e planificação da formação, nomeadamente, na construção, modificação, apresentação e partilha de conteúdos, recursos e manuais digitais. As características socioprofissionais dos formadores, como o grau de escolaridade, o género, a idade e a experiência profissional, podem condicionar a mobilização das competências digitais e a utilização das tecnologias digitais em contextos formativos. As competências digitais são, então, convocadas frequentemente em múltiplos contextos da prática formativa, numa multiplicidade de situações, pelos formadores inquiridos, requerendo, em algum grau, o seu domínio. Confirma-se por isso o seu caráter transversal e multidimensional sendo, contudo, necessário adaptar e transformar as competências e as práticas para uma utilização mais ativa, crítica e efetiva das tecnologias digitais pelos formadores no trabalho direto com os aprendentes, proporcionando novas e melhores formas de aprendizagem. Assim, mais importante do que assumir o papel de "ator" e participar ativamente na aprendizagem em rede, o formador deve ser "autor" da transformação, isto é, um construtor de contextos, de conhecimentos e oportunidades de aprendizagem em rede, promovendo a colaboração e a partilha, sem limites da geometria do espaço e do tempo.
Digital technologies have changed times, spaces and traditional forms of teaching-learning, creating new forms of interaction, relationship and communication, new ways of accessing and generating knowledge. The present study aims to understand how the process of structural and multidimensional transformation, generically called Network Society, associated with the technological paradigm based on digital technologies, may affect the skills of trainers integrated into the national qualifications system. The research carried out was based, in the first phase, on the collection and analysis of secondary data on the theme, available in different sources and formats. In a second step, through an extensive methodology, a questionnaire survey was applied to trainers registered in the Training and Certification of Trainers Portal (Netforce / IEFP), having obtained 1032 valid responses. The results show that the trainers use digital skills "often" and they "almost always" implement digital technologies in training practices. This use focuses mainly on preparing and planning training, namely in the elaboration, modification, presentation, and sharing of content, resources and digital manuals. The socio-professional characteristics of the trainers, such as education level, gender, age and professional experience, may condition the use of digital skills and digital technologies in training contexts. Digital skills are therefore frequently employed by the interviewed trainers in multiple contexts of training practice, in varied situations, requiring, to some degree, their mastery. Accordingly, its transversal and multidimensional character is confirmed; however, it is necessary to adapt and transform the skills as well as the practices, for a more active, critical and effective use of digital technologies by the trainers in direct work with the learners, in order to improve, or even create, ways of learning. Thus, more important than assuming the role of actor and actively participating in network learning, the trainer must be the author of the transformation, that is, a creator of contexts, knowledge and opportunities for network learning, promoting collaboration and sharing, without any space or time boundaries.
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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