Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23136
Autoria: Albuquerque, A.
Mateus, S.
Seabra, T.
Data: 2016
Título próprio: Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior
Título do evento: Atas do IX Congresso Português de Sociologia
ISBN: 978-989-97981-3-7
Palavras-chave: Trajetos de contratendência
Descendentes de imigrantes
Afrodescendentes
Desigualdades educativas
Ensino superior
Resumo: A presença significativa de crianças e jovens descendentes de imigrantes nas grandes zonas urbanas, em particular com origens africanas, tem marcado a pesquisa sociológica dos últimos anos: sabe-se hoje que os caminhos percorridos por estas crianças e jovens no sistema educativo português são especialmente pautados pela irregularidade e pelo insucesso. Pouco é sabido, contudo, acerca dos trajetos educativos destes/as estudantes, ou do seu acesso e inclusão, no ensino superior. Esta realidade sociológica emergente constituiu o foco da investigação do projeto Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior (ACM/FEINPT). A presente comunicação optará por uma abordagem intensiva/qualitativa à questão das desigualdades de acesso ao ensino superior, baseando-se na análise de 17 entrevistas biográficas conduzidas em 2015 a jovens afrodescendentes que acederam a este nível de ensino apesar de condições socioeconómicas de partida adversas – os chamados “trajetos escolares de contratendência”. A análise destas entrevistas permitiu a construção de uma tipologia de caminhos/trajetórias de contratendência possíveis. Foram identificados quatro perfis diferenciados: i) trajetos marcados pela mobilização escolar das famílias; ii) trajetos marcados por recursos e relações extrafamiliares; iii) trajetos marcados pelas vantagens relativas das origens sociais; iv) trajetos marcados por estratégias de mobilidade internacional. Conclui-se pela existência de especificidades e nuances entre os jovens afrodescendentes que acedem ao ensino superior, quer nos seus trajetos escolares e sociais pré-ensino superior, quer nas suas condições atuais de frequência e acesso ao mesmo.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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