Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23134
Autoria: Oliveira, N.
Matias, A. R.
Ortiz, A.
Data: 1-Jan-2016
Título próprio: Políticas de ensino da língua Portuguesa para imigrantes adultos em Portugal: Institucionalização e desafios
Título do evento: Atas do IX Congresso Português de Sociologia
ISBN: 978-989-97981-3-7
Palavras-chave: Imigrantes
Literacia
Português para falantes de outras línguas
Políticas da língua
Resumo: Este artigo examina as políticas oficiais do ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos e o lugar aqueles com pouca ou nenhuma escolaridade no seu âmbito. Partindo de uma criteriosa análise dos programas de Português para Falantes de Outras Línguas implementados em Portugal, e de trabalho exploratório de terreno junto a formadores e responsáveis pelos programas, o artigo analisa criticamente dois pressupostos da institucionalização destes programas. Por um lado, o pouco representativo peso demográfico dos imigrantes adultos com pouca ou nenhuma escolaridade; por outro, a suposta homogeneidade dos imigrantes adultos em termos de necessidades de aprendizagem na língua oficial do país de acolhimento. Mostrando como ao longo do processo de implementação dos programas de Português para Falantes de Outras Línguas as necessidades específicas deste grupo não têm sido acauteladas, o artigo sugere que muitas destas lacunas têm sido supridas por estratégias informais dos actores implicados. Conclui com a necessidade de repensar estratégias de implementação do tipo “one size fits all”.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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