Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23055
Autoria: Cascais, Eduardo Maria Fonseca
Orientação: Dias, Álvaro de Borba Cruz Lopes
Data: 5-Jul-2021
Título próprio: Factors influencing innovation and entrepreneur self-efficacy: A lifestyle entrepreneurship analysis
Referência bibliográfica: Cascais, E. M. F. (2021). Factors influencing innovation and entrepreneur self-efficacy: A lifestyle entrepreneurship analysis [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23055
Palavras-chave: Lifestyle entrepreneurship
Innovation
Entrepreneur Self-Efficacy (ESE)
Marshalling
Place familiarity perception
Inovação
Autoeficácia empreendedora
Perceção de familiaridade de lugar
Comunicação -- Communication
Resumo: Lifestyle entrepreneurs are generally associated with tourism firms and good quality of life. Given the importance of this group of individuals to the positive contribution of local destination and job creation this dissertation explored the key factors influencing Innovation and entrepreneurial Self-Efficacy (ESE) in Lifestyle entrepreneurs. The researcher conducted a quantitative study through a survey of 115 Lifestyle Entrepreneurs, to analyze the relationship between 5 concepts: (I) Innovation, (II) Marshalling, (III) Place Familiarity Perception, (IV) Communication and (V) Entrepreneurial Self-Efficacy (ESE). The target population of this study was lifestyle entrepreneurs from Portugal and Spain who state in the survey, as a motive for their business, non-financial reasons or non-financial reasons and financial reasons. After collecting and analyzing the data, it was established several direct and one indirect relationship between variables. The results indicate that marshalling has a significantly positive and direct effect on both ESE and communication. Communication has a direct and positive relationship on innovation. Place familiarity perception has a significantly positive and direct relation on communication and innovation on ESE. It was also found that there isn’t a direct but rather, an indirect link between these marshalling and innovation via the mediator communication.
Os lifestyle entrepreneurs são geralmente associados a empresas/organizações de turismo e a um determinado estilo de vida. Tendo em conta a importância deste grupo de indivíduos para a contribuição positiva do destino local e criação de empregos, esta dissertação explorou os principais fatores que influenciam a inovação e a autoeficácia empreendedora em lifestyle entrepreneurs. Realizamos um estudo quantitativo, através de um questionário, com 115 lifestyle entrepreneurs. Analisamos a relação entres 5 conceitos: (I) inovação, (II) marshalling, (III) perceção de Familiaridade de Lugar, (IV) comunicação e (V) autoeficácia empreendedora. A população-alvo deste estudo foram os lifestyle entrepreneurs de Portugal e Espanha que referiram no inquérito, como pretexto do seu negócio, motivos não financeiros ou motivos não financeiros e motivos financeiros. Após a recolha e análise dos dados, foram estabelecidas várias relações diretas e uma indireta entre as variáveis. Os resultados indicam que o marshalling tem um efeito significativamente positivo e direto na autoeficácia empreendedora e na comunicação. A comunicação tem uma relação direta e positiva com a inovação. A perceção de familiaridade de lugar tem uma relação significativamente positiva e direta na comunicação e inovação no ESE. Foi também descoberto que não há uma relação direta, mas sim indireta, entre estes marshalling e inovação através da comunicação.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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