Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22334
Autoria: Costa, Maria João Pascoal Rodrigues Gomes da
Orientação: Afonso, Luís Urbano
Eloy, Sara
Data: 18-Fev-2021
Título próprio: A realidade virtual e a realidade aumentada na exposição de obras de arte: a pandemia de COVID-19
Referência bibliográfica: Costa, M. J. P. R. G. (2020). A realidade virtual e a realidade aumentada na exposição de obras de arte: a pandemia de COVID-19 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22334
Palavras-chave: COVID-19
Galerias
Museus
Realidade aumentada
Realidade virtual
Galleries
Museums
Virtual reality
Augmented reality
Resumo: A grande maioria das instituições culturais demonstra alguma resistência em relação à adoção de ferramentas digitais para transmitir informação e estabelecer um diálogo com os visitantes, preferindo métodos tradicionais, como o recurso a audioguias ou a guias impressos em papel. No entanto, o fecho generalizado dos museus e das galerias de arte, provocado pela pandemia de COVID-19, evidenciou a necessidade de tornar a fruição da arte acessível remotamente e encorajou as instituições culturais a adotar novas estratégias para contactar com o público, acelerando a adaptação dos espaços de exposição de obras de arte à Era Digital. Nesta dissertação, apresento a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada como recursos úteis para a exposição remota de obras de arte, permitindo alcançar um público diverso, acostumado a um mundo cada vez mais digital, e possibilitando a criação de exposições e o acesso a coleções em tempo de distanciamento físico.
The vast majority of cultural institutions demonstrate some resistance towards the adoption of digital tools to provide information and establish a dialogue with their visitors, opting for traditional methods such as the use of audio guides and printed guides. However, the COVID-19 pandemic has led to the temporary shutdown of multiple cultural institutions, highlighting the need to make art accessible outside of the physical space, and encouraging cultural institutions to adopt new strategies to engage with the public, accelerating the adaptation of exhibition spaces to the Digital Era. In this dissertation, I will present Virtual Reality and Augmented Reality as useful resources that can be used to display art outside of the physical space, reaching a more diverse public, accustomed to an increasingly digital world, and allowing access to museum collections and temporary exhibitions, despite physical distancing.
Designação do grau: Mestrado em Mercados da Arte
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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