Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/22288
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBentes, Sónia Margarida Ricardo-
dc.contributor.authorSampaio, Priscila Lustoza Gomes-
dc.date.accessioned2021-03-05T13:40:02Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.date.submitted2020-05-
dc.identifier.citationSampaio, P. L. G. (2020). Satisfação do paciente portador de doença renal crônica nos serviços de saúde: revisão sistemática da ferramenta Servqual [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/22288pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/22288-
dc.description.abstractIntrodução: a doença renal crônica é um problema grave de saúde pública no mundo e com aumento significativo na prevalência nacional. O presente trabalho tem como proposta conhecer o panorama geral de estudos sobre a ferramenta SERVQUAL, tendo como ponto central a satisfação do paciente. Objetivo: identificar se a ferramenta SERVQUAL pode ser aplicada para avaliação da satisfação do paciente com doença renal crônica em tratamento conservador, hemodiálise e diálise peritoneal nos serviços de assistência à saúde. Metodologia: pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, apresentando uma revisão sistemática da literatura. Compoem-se de uma seção de fundamentação teórica, seguido da metodologia da revisão sistemática que descreve as etapas: pergunta de pesquisa sistematizada pelo acrônimo Paciente, Interesse e Contexto (PICo), busca nas bases de dados Academic Search Premier, BVS, Medline/Pubmed, Scielo, Scopus, Web of Science dentre outras, seleção a partir dos critérios de inclusão e exclusão e analise destes estudos. Resultado: a busca resultou em 102 artigos e depois de retirado os documentos duplicados restaram 59 para analise no título e resumo, restando 06 artigos para leitura do texto, destes um foi excluído por indisponibilidade do texto completo. Conclusão: a ferramenta SERVQUAL é uma ferramenta adequada para avaliar a satisfação do paciente com doença renal crônica nos serviços de assistência a saúde.por
dc.description.abstractIntroduction: Chronic kidney disease is a serious public health problem worldwide and with a significant increase in national prevalence. This paper aims to know the overview of studies on the SERVQUAL tool, with the central point patient satisfaction. Objectives: to identify whether the SERVQUAL tool can be applied to assess the satisfaction of patients with chronic kidney disease undergoing conservative treatment, hemodialysis and peritoneal dialysis in health care services. Methodology: descriptive research, with a qualitative approach, presenting a systematic review of the literature. They are made up of a theoretical foundation section, followed by the systematic review methodology that describes the steps: research question systematized by the acronym Patient, Interest and Context (PICo), search in the Academic Search Premier, BVS, Medline / Pubmed databases , Scielo, Scopus, Web of Science among others, selection based on the inclusion and exclusion criteria and analysis of these studies. Results: the search resulted in 102 articles and after removing the duplicate documents, 59 remained for analysis in the title and abstract, leaving 06 articles for reading the text, of which one was excluded due to the unavailability of the full text. Conclusion: the SERVQUAL tool is an adequate tool to assess the satisfaction of patients with chronic kidney disease in health care services.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDoenças renais crônicaspor
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectSatisfação do pacientepor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectChronic kidney diseasespor
dc.subjectRenal dialysispor
dc.subjectHealth servicespor
dc.subjectPatient satisfactionpor
dc.subjectQuality managementpor
dc.titleSatisfação do paciente portador de doença renal crônica nos serviços de saúde: revisão sistemática da ferramenta Servqualpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202661407por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2022-02-05-
dc.subject.jelI110-
dc.subject.jelI150-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_priscila_gomes_sampaio.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.