Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21888
Autoria: Grácio, Gonçalo Filipe Martins Morujo
Orientação: Saldanha, José Luís Possolo de
Pinto, Paula Cristina André dos Ramos
Data: 14-Dez-2020
Título próprio: Quinta da Graça: dos eremitas aos atletas
Referência bibliográfica: Grácio, G. F. M. M. (2020). Quinta da Graça: dos eremitas aos atletas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21888
Palavras-chave: Quinta de recreio
Ruína
Jamor
Escola de dança
Recreational farms
Ruin
Jamor
Dance school
Resumo: Com o objetivo de criar um polo do curso de dança da Faculdade de Motricidade Humana na Quinta da Graça, realizou-se uma análise histórica do Vale do Jamor que remonta ao século XVI, com as primeiras ocupações feitas pelas instalações conventuais, como o Convento de Santa Catarina, da Boa viagem e mais tarde o Convento da Graça. Este último, após a extinção das ordens religiosas em 1834 foi adquirido por José Manuel Machado que nos seus resquícios edifica a Quinta da Graça, correspondendo a uma época em que surgem as primeiras quintas de recreio ao longo do vale, atribuindo-lhe um carácter de veraneio associado também à exploração agrícola. Nos anos 30 do século passado, o Estado Novo expropria diversas propriedades ao longo do vale, incluindo a Quinta da Graça, para levar a cabo a construção do Estádio Nacional, o que implicou a demolição da maior parte das quintas. A presença dos vários resquícios revelam as vicissitudes do vale, conferindo-lhe uma atmosfera fortemente marcada por estas fases - instalações conventuais; quintas de recreio; complexo desportivo. No decorrer do século passado, a Quinta da Graça foi sucessivamente descaracterizada e deturpada para dar continuidade ao crescimento do Complexo Desportivo do Jamor, não só na sua envolvente como também no interior do palácio, onde ocorreu um incêndio em 1993 que o transformou em ruína. Convocaram-se autores que na sua obra manifestaram posições relativamente às políticas e aos conceitos de conservação. Com opiniões antagónicas entre si, uns defendem um lado mais conservador e nostálgico manifestando-se numa vertente mais romântica, enquanto que outros apoiam uma forma despojada e racionalista, voltada para um desenvolvimento linear do progresso. Surgem as figuras de John Ruskin que considera que um edifício é intocável, sendo preferível manter uma ruína do que tentar restaurála e de Viollet-le-Duc, que defende que se deve compreender a linguagem a que o edifício pertence, o seu momento histórico e a sua época, para que se consiga restituir o seu estado original. Também se convocaram diversos autores que ao longo dos séculos basearam a sua obra no tema da ruína, como Giovanni Battista Piranesi, Eduardo Souto de Moura, Erik Gunnar Asplund e Alvar Aalto. Em articulação com o estudo teórico realizado, fez-se uma viagem, sobretudo pelo norte de Portugal, onde se analisaram obras cuja temática ia ao encontro do projeto na Quinta da Graça: uma intervenção numa pré-existência que agora entra em diálogo com um corpo contemporâneo. Visitaram-se projetos como o Mosteiro de Flor da Rosa, a Herdade de Torre de Palma, as Ruínas Romanas de São Pedro do Sul, o Museu Abade Pedrosa, o Mosteiro de Santa Marinha da Costa, o Mosteiro de Santa Maria do Bouro, a Escola Agrária de Ponte de Lima, a ruína no Gerês e o Vidago Palace. Através desta viagem foi possível comprovar a importância da contaminação entre o estudo teórico e a prática de arquitetura, revelando-se neste ensaio no formato de um diário composto por fotografias, desenhos e texto. O projeto desenvolvido na Quinta da Graça aglutina todo o conhecimento adquirido, manifestandose em diversas decisões de projeto. A proposta procura responder às necessidades dos alunos do curso de dança, dotando a faculdade de condições necessárias à sua prática. Para isto dividiu-se o projeto em duas partes - uma intervenção no edifício da quinta onde se inserem os estúdios e os espaços que são mais privados e num edifício novo, os espaços sociais, compostos por uma sala de estudo e por uma sala de convívio. O projeto passou também por uma intervenção na envolvente da quinta, onde foi criado um anfiteatro, uma cafetaria, umas instalações sanitárias bem como um arranjo na arborização em seu redor. Por uma das maiores problemáticas levantadas pelos alunos se tratar da dificuldade de acessos entre a faculdade e o Jamor, que para quem faz frequentemente esta transição imposta pelas aulas nas infra-estruturas do complexo desportivo se torna uma dificuldade, são criados vários percursos que estabelecem a diferença de cotas. Estes percursos relacionam-se com o programa proposto e resolvem diversas dissonâncias na envolvente da quinta.
In order to create a pole for the dance course at the Faculdade de Motricidade Humana in Quinta da Graça, a historical analysis of Vale do Jamor that dates back to the 16th century was carried out, with the first occupations carried out by convent facilities, such as the Convento of Santa Catarina, Boa Viagem and later the Convento da Graça. This last, after the extinction of religious orders in 1834, was acquired by José Manuel Machado who builds Quinta da Graça in its remains, corresponding to a time when the first recreational farms along the valley, giving it a summer character associated also with agricultural exploitation. In the 1930s, the Estado Novo expropriated several properties along the valley, including Quinta da Graça, to carry out the construction of the Estádio Nacional, which involved the demolition of most of the farms. The presence of the various remnants reveals the vicissitudes of the valley, giving it an atmosphere strongly marked by these phases - convent facilities; recreational farms; sports complex. Over the past century, Quinta da Graça has been uncharacterized and distorted, to continue the growth of the Complexo Desportivo do Jamor, not only in its surroundings but also inside the palace, where a fire occurred in 1993 that transformed it into ruin . Authors were summoned who in their work expressed positions regarding conservation policies and concepts. With opposing opinions, some defend a more conservative and nostalgic side manifesting themselves in a more romantic aspect, while others support a stripped and rationalist way, aimed at a linear development of progress. Here are the figures of John Ruskin who considers a building to be untouchable, preferring to maintain a ruin than trying to restore it and Viollet-le-Duc, who argues that one must understand the language to which the building belongs, its historical moment and its time, in order to restore its original state. Several authors are also summoned who, over the centuries, based their work on the theme of ruin, such as Giovanni Battista Piranesi, Eduardo Souto de Moura, Erik Gunnar Asplund and Alvar Aalto. In conjunction with the theoretical study carried out, a trip was made, mainly to the north of Portugal, where works were analyzed whose theme was to meet the project at Quinta da Graça: an intervention in a pre-existence that now enters into dialogue with a contemporary building. Projects such as the Flor da Rosa Monastery, the Torre de Palma Estate, the Roman Ruins of São Pedro do Sul, the Abade Pedrosa Museum, the Monastery of Santa Marinha da Costa, the Monastery of Santa Maria do Bouro, Ponte de Lima Agrarian School, the ruin in Gerês and the Vidago Palace. Through this trip it was possible to prove the importance of contamination between the theoretical study and the practice of architecture, revealing itself in this essay in the format of a diary composed of photographs, drawings and text. The project developed at Quinta da Graça brings together all the knowledge acquired, manifesting itself in several project decisions. The proposal seeks to respond to the needs of students of the dance course, providing the faculty with the necessary conditions for its practice. To this end, the project was divided into two parts - an intervention in the farm building where the studios and spaces that are more private are inserted and in a new building, the social spaces, consisting of a study room and a social room . The project also underwent an intervention in the farm's surroundings, where an amphitheater, a cafeteria, some sanitary facilities were created and an arrangement was made in the surrounding trees. Because one of the biggest problems raised by students is the difficulty of access between the college and Jamor, which for those who frequently make this transition imposed by classes in the infrastructures of the sports complex becomes a difficulty, several paths are created that establish the difference in quotas, which relate to the proposed program and which resolve various dissonances in the Quinta's surroundings.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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