Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21735
Autoria: Sá, Miguel Tavares de
Orientação: Silva, Rui Manuel Vinhas da
Marques, Catarina Maria Valente Antunes
Data: 10-Dez-2020
Título próprio: A influência do Booking nas reservas de alojamento: modelo de aceitação da tecnologia
Referência bibliográfica: Sá, M. T. de (2020). A influência do Booking nas reservas de alojamento: modelo de aceitação da tecnologia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21735
Palavras-chave: Marketing digital
Era digital
E-commerce
Online travel agencies
Digital era
Resumo: Conceitos como marketing digital ou e-commerce mudaram a maneira como os turistas planeiam as viagens e, consequentemente, realizam as suas reservas de alojamento. Tendo em conta esse fator, as vendas online de produtos turísticos aumentaram exponencialmente tornando essencial que a indústria hoteleira aposte corretamente a nível digital para que acompanhe as alterações do mercado e se mantenha competitiva. Fatores como o surgimento de agências de viagens online, sites agregadores de compras ou plataformas de online reviews associados a um consumidor cada vez mais informado e exigente, tornam essencial uma aposta forte no marketing digital. As reservas online representam já a maioria das vendas realizadas pelos hotéis pois dão ao consumidor a possibilidade de comparar as várias opções disponíveis e realizar a reserva de maneira simples e imediata. O objetivo deste projeto consiste em determinar a importância que a plataforma Booking tem no momento em que os portugueses fazem uma reserva de alojamento e quais são os pontos mais valorizados (e os menos valorizados) ao longo de todo o processo. Para dar resposta às questões colocadas, foram aplicados inquéritos por questionário a consumidores que já tinham tido contato com a plataforma Booking para identificar o tipo de experiência que tiveram.
Concepts like digital marketing or e-commerce have changed the way tourists plan trips and, consequently, make their accommodation reservations. Taking this factor into account, online sales of tourism products have increased exponentially making it essential for the hotel industry to bet correctly at the digital level in order to keep up with market changes and remain competitive. Factors such as the emergence of online travel agencies, shopping aggregating sites or online review platforms added to an increasingly informed and demanding consumer, make a strong bet on digital marketing essential. Online reservations already represent the majority of sales made by hotels because they give the consumer the possibility to compare the various options available and make the reservation simple and immediately. The purpose of this project is to determine the importance that the Booking platform has at the moment when the portuguese make a reservation for accommodation and which are the most valued points (and the least valued) throughout the process. In order to answer the questions raised, questionnaire surveys were applied to consumers who have already had contact with the Booking platform to identify the type of experience they had.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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