Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2162
Autoria: Arriaga, Patrícia
Silva, Ana
Esteves, Francisco
Data: 2001
Título próprio: Os efeitos de um jogo de computador nas aptidões perceptivas e espaciais.
Paginação: 229-284
Palavras-chave: Computer game
Children
Spatial skills
Resumo: O presente estudo teve como principal objectivo analisar os efeitos da utilização de um jogo de computador ao nível das relações espaciais, constância da forma e orientação espacial, em crianças do ensino básico. Foram constituídos dois grupos: o grupo experimental que praticou três semanas com o jogo DxTris (um jogo Tetris), e o grupo de controlo que apenas jogou no primeiro e segundo momento de avaliação. Para medir as aptidões espaciais foram utilizadas três provas da Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar, aplicadas nos dois grupos antes e após a experiência. Constatou-se que o grupo experimental apresentou melhores resultados nas provas de relações espaciais e constância da forma. As crianças deste grupo melhoraram os seus desempenhos de modo significativo entre as duas apresentações do teste de relações espaciais. No grupo de controlo, pelo contrário, não ocorreu nenhuma diferença entre o primeiro e o segundo resultado no teste das relações espaciais. Estes resultados sugerem que a prática com um jogo de computador pode ter uma influência positiva no desenvolvimento das relações espaciais.
Abstract: The main purpose of the study was to examine the effects of practice with a computer game on spatial relations, shape constancy and spatial orientation, among children from elementary school. Two groups were formed: an experimental group which had practice with DxTris game (a Tetris game), and a control group that only played in the first and second evaluation. To measure spatial skills, three tests, taken from the Skills Battery for the School Learning, were used. They were applied to both groups, before and after the experiment. It was found that after practice sessions the experimental group had higher scores on spatial relations and shape constancy compared with the control group. Children from the experimental group improved significantly their performance between the two applications of spatial relation’s test. On the contrary, there were no differences in the control group between the first and second scores on spatial relation’s ability. These results suggest that practice with a computer game may have a positive effect on the development of spatial relation’s ability.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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