Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21382
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, X.-
dc.date.accessioned2021-01-19T16:41:49Z-
dc.date.available2021-01-19T16:41:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1645-3794-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21382-
dc.description.abstractNeste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)-
dc.relationUIDB/04038/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectGeraçãopor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.title“Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsarianapor
dc.title.alternative“In Mozambique… Damn it! The children of the leaders had a school!” – Memories of three generations and their school narratives in sub-Saharan Africaen
dc.typearticle-
dc.pagination161 - 185-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalCadernos de Estudos Africanos-
dc.number39-
degois.publication.firstPage161-
degois.publication.lastPage185-
degois.publication.issue39-
degois.publication.title“Em Moçambique... Epa, porra! Os filhos dos dirigentes tinham uma escola!” – Memórias de três gerações e suas narrativas escolares em África subsarianapor
dc.date.updated2021-01-19T16:40:57Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/cea.4997-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Antropologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-78012-
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cea-4997.pdfVersão Editora433,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.