Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21362
Autoria: Monteiro, Catarina Martins Costa Correia
Orientação: Martins, Ana Lúcia Henriques
Data: 27-Nov-2020
Título próprio: Analysis of the association between receivements from suppliers, shipments to clients and perception of external supply chain risks: A comparison between Portugal and Norway
Referência bibliográfica: Monteiro, C. M. C. C. (2020). Analysis of the association between receivements from suppliers, shipments to clients and perception of external supply chain risks: A comparison between Portugal and Norway [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21362
Palavras-chave: Cadeia de abastecimento -- Supply chain
Supply chain management
External risk
Supplier delays
Client delays
Gestão da cadeia de abastecimento
Risco externo
Atrasos de fornecedores
Atrasos para clientes
Resumo: The study of Supply Chain Management has been recently gaining interest in academia literature (Ayaviri & Saucedo, 2017). Organisations face an ever more elaborate environment, that is continuously shifting, rising supply chain risks, thus making companies vulnerable to disruptions in the supply chain (Munir et al., 2020). The goal of this dissertation is to understand the association between the perception of external risk factors in the supply chain, delays in deliveries and delays in the reception of materials from suppliers. The data used in this research originated from a scientific database providing evidence from 145 transforming companies of multiple industry sectors, based in two countries: Portugal and Norway. A quantitative study was conducted, resorting to the statistical analysis software tool IBM SPSS Statistics (version 27). The findings of this study suggest that the external risk in the supply chain is perceived differently in Portugal and Norway, under the scope of the sample used. Overall, the correlation coefficients measured for firms in Norway are relatively lower than those regarding Portuguese firms - the companies present in Portugal have demonstrated a higher propensity to perceive external micro risks. In both nations, there were no significant variations in the analysis of the link between delays in receivements and delays in shipments, and the results suggested no significant correlation among the two; this may indicate that the firms in the scope of the sample used have common perceptions of their capabilities to overcome potential upstream delays and avoid causing delays in shipments to their clients.
O estudo da Gestão da Cadeia de Abastecimento tem, recentemente, despertado grande interesse na literatura académica (Ayaviri e Saucedo, 2017). As empresas enfrentam um meio envolvente que continuamente sofre transformações, incrementando os riscos da cadeia de abastecimento, traduzindo-se numa maior vulnerabilidade às disrupções. (Munir et al., 2020). O objetivo desta dissertação é estudar a associação entre a perceção de fatores de risco externos na cadeia de abastecimento, atrasos nas entregas a clientes e atrasos na receção de matérias de fornecedores. Os dados utilizados nesta pesquisa tiveram origem numa base de dados científica, contendo informação sobre 145 empresas de variados setores, presentes em dois países: Portugal e Noruega. Foi conduzido um estudo quantitativo, recorrendo ao software de análise estatística IBM SPSS Statistics (versão 27). Os resultados deste estudo sugerem diferenças entre países na perceção do risco externo na cadeia de abastecimento, no âmbito da amostra considerada. No geral, os coeficientes de correlação calculados para as empresas Norueguesas são relativamente inferiores do que aqueles relacionados com empresas Portuguesas – as firmas em Portugal demonstraram uma maior propensão na perceção de micro riscos externos. Em ambos os países, não foi verificada uma variação significativa na análise da correlação entre atrasos nos recebimentos e atrasos nos envios, sugerindo a não existência de uma relação significativa entre ambos; este facto poderá indicar que as empresas que constituem a amostra têm uma perceção semelhante nas suas capacidades para ultrapassar potenciais atrasos a montante e evitar que estes se relacionem com atrasos em envios para os seus clientes.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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