Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21325
Autoria: Carrilho, Ana Carina Figueira
Orientação: Pena, Maria João Barroso
Data: 4-Dez-2020
Título próprio: Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo
Referência bibliográfica: Carrilho, A. C. F. (2020). Escola inclusiva: A inclusão de estudantes com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão num agrupamento de escolas do Baixo Alentejo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21325
Palavras-chave: Educação inclusiva
Necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
Práticas inclusivas
Estratégias inclusivas
Serviço social
Inclusive education
Needs for measures to support learning and inclusion
Inclusive practices
Inclusive strategies
Social service
Resumo: A investigação centra-se na compreensão de práticas inclusivas numa escola básica e secundária do baixo Alentejo, de acordo com a perceção dos estudantes com necessidades educativas especiais, dos respetivos encarregados de educação, dos professores/diretores de turma dos estudantes entrevistados e da direção da escola. Os principais objetivos são compreender as estratégias e práticas desenvolvidas na sala de aula, perceber os sentimentos, expetativas e a participação dos estudantes quanto ao seu percurso inclusivo, perceber as relações estabelecidas no meio escolar, enquanto se avalia a necessidade de um assistente social no agrupamento. A nível da metodologia a investigação apresenta uma lógica indutiva, orientada pela estratégia qualitativa, com recurso, na recolha dos dados, a entrevistas semi diretivas aos estudantes, professores, pais e diretor da escola sendo posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Conclui-se que a inclusão é um percurso longo em que se inicia aceitando o aluno como um todo, com as suas características, bem como ao seu meio, e que as relações interpessoais são imprescindíveis para o percorrer com sucesso. Porém, reconhece-se a falta de recursos humanos, nomeadamente um assistente social, que trabalhe de forma interdisciplinar e intervenha com as famílias dos estudantes, sobretudo numa época escolar marcada pela pandemia COVID-19.
The research focuses on understanding inclusive practices in the middle and secondary school of the lower Alentejo, according to the perception of students with special educational needs, their respective guardians, the teachers/class directors of the students interviewed, and the adjunct of the school principal.The main objectives were to understand the strategies and practices developed in the classroom, to understand the feelings, expectations, and participation of students regarding their inclusive path, to understand the relationships established in the school environment while perceiving and evaluating the need for a social service worker at the school. As for the methodological procedures adopted, inductive logic was used, guided by qualitative strategy, using, for collecting data, the semi-directive interview to students, teachers, parents, and the school principal being submitted further to content analysis. We conclude that inclusion is a long journey that begins by accepting the student, with its characteristics, as well as its environment, and that interpersonal relationships are essential to go through it successfully. However, the lack of human resources is recognized, namely a social worker, who works in an interdisciplinary way and intervenes with the students' families, especially in a school season marked by the COVID-19 pandemic.
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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