Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21170
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbrantes, Pedro-
dc.contributor.authorDonatelli, Simone dos Santos-
dc.date.accessioned2021-01-08T12:15:00Z-
dc.date.available2021-01-08T12:15:00Z-
dc.date.issued2020-12-13-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationDonatelli, S. dos S. (2020). Quando a educação e a arte se abraçam: Intervenções socioeducativas como fatores essenciais da aprendizagem [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21170pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21170-
dc.description.abstractEste Trabalho de Projeto é uma investigação-acção cujo tema dialoga entre educação, arte e sociedade. Tem como objetivo investigar a qualidade da educação e conceber intervenções sociais criativas em processos educativos autorais coletivos. Visa, ainda, a demonstrar a hipótese do uso da arte como metodologia na educação formal a viabilizar o cumprimento das metas do Objetivo 4 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2030: “Educação de Qualidade para Todos”. Uma hipótese é a de que a experiência (práxis) caminha junto à teoria e produz aprendizagem se for criativa, exercitada de modo autónomo e através do diálogo sociopolítico consciente, que compreende a mudança permanente das realidades sociais e culturais. Outra hipótese é que a arte pode deixar de ser um objeto e assumir um papel de metodologia criativa (um “como fazer” criativo e social), como um modo de aprender favorável ao cumprimento da meta do ODS4. O contexto em que se realizou o trabalho de campo permeia a observação participativa em uma turma de 4º ano da Educação Básica em uma Escola Pública de Lisboa, somado à atuação da investigadora em outras duas turmas de duas escolas, como formadora de Artes nas Atividades de Enriquecimento Escolar (AEC). A investigação conta com a escuta das crianças, no decurso de observação participativa, entrevistas e elaboração de um diagnóstico, a possibilitar como resultado o desenho de intervenções concebidas e planeadas com dois artistas educadores convidados e com objetivos em três dimensões na educação: Arte, Corpo e Linguagem.por
dc.description.abstractThis is an action research project that encompasses education, art, and society. The project goals are: (a) examine education quality and suggest creative social interventions in collective, experimental education processses, and (b) provide grounds to the hypothesis that art can be used as a school education methodology to achieve Goal 4 of the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development (“SDG4”, Quality Education). Two hypotheses have been tested in this action research. The first hypothesis lies on the assumption that practical experience (“praxis”) is closely connected with theoretical studies and may lead to actual learning once it is applied autonomously through mindful sociopolitical awareness. To this end, sociopolitical awareness means being responsive to ongoing social and cultural changes. The second hypothesis is that art can no longer be regarded as a object per se, but rather as a creative methodology tool. In other words, art can work as a powerful learning tool to achieve SDG4 provided it is approached as a “how-to” creative, social tool. The project field work included my participant observation of an Elementary School Y4 class at a state-owned school in Lisbon. As a Learning Enhancement Activity instructor, I also applied this research method to two classes at two other schools in Lisbon. Research subjects were children submitted to participant observation, interviews and diagnosis. The intended result was planning and designing interventions with two guest art educators on a three-pillar basis: Art, Body, Language.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIntervenção socialpor
dc.subjectArte -- Artpor
dc.subjectAprendizagem -- Learningpor
dc.subjectCriança -- Childpor
dc.subjectSociologia da infânciapor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectSocial interventionpor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectChildren sociologypor
dc.subjectEducatorpor
dc.titleQuando a educação e a arte se abraçam: Intervenções socioeducativas como fatores essenciais da aprendizagempor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202560783por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_simone_santos_donatelli.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.