Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21109
Autoria: Freitas, Clémence da Eira
Orientação: Aguiar, Cecília
Fialho, Ana Margarida
Data: 23-Nov-2020
Título próprio: Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento
Referência bibliográfica: Freitas, C. da E. (2020). Estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar: efeito mediador dos problemas de comportamento [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21109
Palavras-chave: Estilos parentais
Aceitação social
Problemas de comportamento
Controlo
Suporte
Parenting style
Behaviour problems
Social acceptance
Preschool children
Resumo: Os estilos parentais têm impacto em vários aspetos do comportamento das crianças e também na aceitação social destas na escola. Este estudo tem como objetivo geral explorar o efeito mediador dos problemas de comportamento na relação entre estilos parentais e aceitação social de crianças em idade pré-escolar. Pretende-se ainda analisar eventuais diferenças nestes constructos em função do sexo da criança. Participaram neste estudo 337 crianças (174 meninas e 163 meninos) com idades compreendidas entre 41.66 meses e os 75.63 meses (M= 60.16, DP= 7.86), as suas mães e 58 educadoras de jardins de infância da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhidas as informações junto das crianças, das suas respetivas mães e das educadoras. Os principais resultados do presente estudo evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças do sexo feminino e crianças do sexo masculino quanto aos problemas de comportamento externalizantes, com as crianças do sexo masculino a apresentarem resultados mais elevados. Verificou-se também um efeito positivo e significativo do estilo autoritário sobre os problemas de comportamento externalizantes. Verificou ainda uma relação de mediação, com o estilo autoritário associado à aceitação social das crianças em contexto pré-escolar, por intermédio dos problemas de comportamento externalizantes. Os resultados deste estudo fornecem dados relevantes para o desenvolvimento de futuras investigações na área da parentalidade.
Parental styles have an impact on various aspects of children's behavior and also on their social acceptance at school. This study aims to explore the mediating effect of behavioural problems in the relationship between parenting styles and social acceptance of preschool children. It is also intended to analyse possible differences in these constructs according to the child's gender. The sample consisted of 337 children (174 girls and 163 boys) aged between 41.66 months and 75.63 months (M=60.16, DP=7.86), their mothers and 58 educators from the Metropolitan Area of Lisbon, and information has been collected from children, their mothers and educators. The main results of this study showed statistically significant differences between female and male children in relation to externalizing behavioral problems, with male children showing higher results. There was also a positive and significant effect of the authoritarian style on externalizing behavioural problems. However, as regards the general objective, there was a mediation effect, with an authoritarian style associated with the social acceptance of preschool children, through externalizing behavioral problems. The results of this study provide relevant data for the development of future parenting investigations.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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