Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20040
Autoria: Santos, Marina Sevilha Balthazar dos
Orientação: Pereira, Helia Gonçalves
Data: 25-Nov-2019
Título próprio: Ultrapassar barreiras no encaminhamento para cuidados paliativos: o papel das estratégias de marketing
Referência bibliográfica: Santos, M. S. B. dos (2019). Ultrapassar barreiras no encaminhamento para cuidados paliativos: o papel das estratégias de marketing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20040
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Facilitadores
Barreiras
Marketing de serviços de saúde
Marketing social
Marketing
Comportamento em saúde
Palliative care
Enablers
Barriers
Health services marketing
Social marketing
Health behavior
Resumo: Apesar das inequívocas evidências de que cuidados paliativos trazem melhor controle de sintomas, tratamento individualizado e proporcional e auxiliam no uso racional de recursos médicos, há um elevado número de pacientes elegíveis para cuidados paliativos que não têm acesso a esta modalidade de tratamento. As barreiras identificadas no acesso destes pacientes a esta modalidade de cuidado, assim como possíveis facilitadores, foram alvos de extensa revisão de literatura. Apesar do vasto material encontrado, não há, até o momento e até onde foi possível averiguar, pesquisas publicadas a respeito destas barreiras e facilitadores no contexto brasileiro. Este estudo teve como objetivo identificar estas barreiras e facilitadores e, através de estratégias do marketing, propor ações para superá-las. Através de uma pesquisa qualitativa, foram identificadas barreiras e facilitadores para o encaminhamento de pacientes para cuidados paliativos na visão de médicos de diferentes especialidades no cenário dos hospitais privados. As principais barreiras encontradas dizem respeito ao desconhecimento dos profissionais a respeito dos conceitos de cuidados paliativos e critérios de elegibilidade, a resistência em compartilhar o cuidado, a obstinação terapêutica, a resistência de familiares e a estigmatização dos cuidados paliativos. Os principais facilitadores descritos foram educação e divulgação, disponibilidade, entrosamento com as demais equipes e comunicação adequada. A partir destes achados, foram feitas recomendações utilizando conceitos do marketing, em particular do marketing social.
Despite unambiguous evidence that palliative care provides better symptom control, individualized and proportional treatment and more rational use of available medical resources, there is a high number of eligible patients for palliative care that don’t have access to this treatment. The identified barriers that prevent the access of these patients to palliative care, as well as possible enablers, were studied in an extensive literature review. In spite of the vast material found, there is, until the present time and as far as could be verified, a lack of published researches about these barriers and facilitators in the Brazilian context. This study aimed to identify these barriers and enablers and, through marketing strategies, propose actions to overcome them. Through qualitative research, the main barriers and enablers to palliative care referrals from the perspectives of doctors from different specialties and backgrounds working in private hospitals were identified. The main barriers found were lack of knowledge of palliative care core concepts and patient eligibility criteria, the resistance for care sharing, therapeutic obstinacy, family resistance and palliative care stigma. The main enablers found were education and promotion, rapport between palliative care and other medical teams and adequate communication. From these findings, recommendations were made using marketing concepts, especially from social marketing.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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