Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19377
Autoria: Sobral, Sara Nunes
Orientação: Simaens, Ana
Data: 29-Nov-2019
Título próprio: How are companies addressing sustainability?: The pedagogical case study of Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
Referência bibliográfica: Sobral, S. N. (2019). How are companies addressing sustainability?: The pedagogical case study of Sociedade Central de Cervejas e Bebidas [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19377
Palavras-chave: Sustainability
Social responsibility
International business
Strategy
Sustentabilidade
Responsabilidade social das empresas
Gestão internacional
Estratégia empresarial
Estudo de casos
Cerveja
Trabalho de projeto
Portugal
Resumo: Companies are being called to action by their consumers and even by governments. Both “Sustainability” and “Corporate Social Responsibility”, however, are still very broad concepts, which makes it harder for organizations to successfully implement a business strategy that takes into account and compensates for the impact of their operations in society. This pedagogical case study is focused on Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, one of the two leading Portuguese brewers and which is part of the Heineken Group, and how it has developed its own sustainability strategy – more, how has Heineken, as an international group, contributed to this process? Taking this into account, the case study explores strategic management tools for organizations to understand their environment and capabilities and to recognize potential barriers when setting the strategic path. Additionally, it identifies not only why are companies tackling sustainability, but also which challenges do they face when so doing. As such, this case study represents a useful tool to realize the magnitude of strategic management on a real company and provides outlines for consideration when seeking to implement a sustainability strategy.
As empresas estão a ser chamadas à ação. Tanto pelos seus consumidores como também pelos governos. No entanto, tanto “sustentabilidade” como “responsabilidade social corporativa” ainda são dois conceitos bastante vagos, o que dificulta, por parte das empresas, a implementação bem-sucedida de uma estratégia de negócio que tenha em consideração e compense o impacto das suas operações na sociedade. Este caso de estudo foca-se na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, uma das duas cervejeiras Portuguesas líderes de mercado e que é detida pelo Grupo Heineken, e em como esta desenvolveu a sua estratégia de sustentabilidade – mais, como é que a Heineken, enquanto grupo internacional, contribuiu para este processo? Tendo isso em conta, o caso de estudo explora ferramentas de gestão estratégica para as organizações compreenderem o ambiente em que operam e as suas capacidades, bem como reconhecerem possíveis barreiras na definição do percurso estratégico. Além disso, identifica não só o porquê de as empresas estarem a abordar a sustentabilidade, mas também quais os desafios com que se deparam ao fazê-lo. Desta forma, este caso de estudo representa uma ferramenta útil para entender a magnitude da gestão estratégica de uma empresa real e faculta linhas gerais a ter em consideração aquando da implementação de uma estratégia de sustentabilidade.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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