Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19030
Autoria: Afonso, Ana Filipa do Amparo Leitão
Orientação: Loureiro, Sandra Maria Correia
Data: 28-Out-2019
Título próprio: How can tourist experience and perceive authenticity impact behavioral intentions and perceived value by tourist?
Referência bibliográfica: Afonso, A. F. do A. L. (2019). How can tourist experience and perceive authenticity impact behavioral intentions and perceived value by tourist? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19030
Palavras-chave: Tourism
Tourism destination
Tourism marketing
Turismo
Destino turístico
Marketing turístico
Resumo: Playing a major role in the Portuguese economy, tourism is not only a relevant segment for Portugal but also for the city of Lisbon, being Lisbon’s the major export sector. In the life of “alfacinhas” (name called to people from Lisbon), tourism represents more than an economical tool, it’s a booster of construction, rehabilitation, culture activities, attraction of national and international events, business deals, students and even new residents. Lisbon’s weather, cuisine and uniqueness are just some of the features that attract and spark interest in its potential future/previous visitors. Focusing on tourism marketing, the main objectives of this dissertation are to understand how the perception of the destination’s authenticity and the experience lived during the visit, by the tourist, can influence and determine tourists’ emotional states and how these emotional states can impact the behavioral intentions, after the visit, and the Lisbon’s perceive value. This thematic proves important, both from a theoretical and practical viewpoint since tourism, nowadays, is a trend topic and brings so many benefits for the city of Lisbon and to Portugal, in a global way. In order to raise future tourists and the level of satisfaction of the current ones, this dissertation is relevant for the marketing standpoint to realize what to improve and how to improve it.
Desempenhando um papel importante na economia portuguesa, o turismo não é apenas um segmento relevante para Portugal, mas também para a cidade de Lisboa, sendo o principal setor de exportação de Lisboa. Na vida dos “alfacinhas”, o turismo representa mais do que um mecanismo económico, é um impulsionador da construção, reabilitação, atividades culturais, eventos nacionais e internacionais, negócios e empreendedores, estudantes e até novos moradores. O clima, a culinária e a singularidade da cidade de Lisboa são apenas algumas das características que atraem e estimulam o interesse de potenciais e antigos visitantes. Focando-se no marketing turístico, os principais objetivos desta dissertação são entender como a perceção da autenticidade do destino e a experiência vivida durante a visita, pelo turista, podem influenciar e determinar o seus estados emocionais e como esses estados emocionais podem impactar as intenções comportamentais, após a visita, e o valor percebido de Lisboa. Esta temática releva grande importância, tanto do ponto de vista teórico como prático, já que o turismo, atualmente, é um tópico que está na ‘moda’ e traz inúmeros benefícios para a cidade de Lisboa e Portugal, de uma forma global. De modo a aumentar os futuros turistas e o nível de satisfação dos atuais, esta dissertação é relevante na perspetiva do marketing, para entender o que melhorar e como melhorar.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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