Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18578
Autoria: Azambuja, João
Orientação: Nikolaeva, Ralitza
Lages, Luís Filipe
Data: 16-Jul-2018
Título próprio: Innovation through technology adoption in e-commerce retailing
Referência bibliográfica: Azambuja, J. (2017). Innovation through technology adoption in e-commerce retailing [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18578
ISBN: 9789897811555
Palavras-chave: Innovation
Technology adoption
e-commerce
Imitation
Social networks
Comércio eletrónico
Inovação estratégica
Novas tecnologias
Rede social
Gestão organizacional
Portugal
Resumo: This thesis focus on the roles of imitation and past performance in technology adoption among a population of firms composed by e-retailers. The first study assesses the motivations behind the adoption of technology. Claiming that the predominant perception about the technology results in different shapes of the effect of prior adopters on the probability of subsequent adoption, it uses the adoption of Facebook from 2006 to 2014 for a panel composed of the largest e-retailers in the United States, to test for evidence of the motivations for the adoption. The results are consistent with social learning. The second study follows the proposal to move from the view of strategy as an antecedent of performance and looks at the impact of changes in performance to changes in strategy. It assesses if changes in performance influence the make (in-house) versus buy (outsourcing) technology sourcing mix among 14 technologies during eight years. It finds that, in the studied sample, strategic changes follow changes in performance. The third study tests if there is evidence about reasons for adoption, either based on rational assumptions or social pressures for conformity and legitimacy, while using a technology. As perceiving the adoption as an "efficient choice" is expected to result in a larger effort to implement, the adoption by e-retailers of the social media platform Twitter was uses to test this claim empirically. There is evidence of the adoption of Twitter being based on social pressures.
A presente tese estuda a importância da imitação e da performance prévia na adoção de tecnologia numa população de empresas do comércio eletrónico a retalho. O primeiro estudos foca-se sobre as motivações que resultam na adoção de tecnologia, Baseado no pressuposto de que a perceção predominante acerca da tecnologia resulta em diferentes efeitos do número de utilizadores na probabilidade futura de adoção, este estudo testa se este efeito é notório na adoção do Facebook por um painel de 2006 a 2014. Os resultados são consistentes com a lógica de "social learning". O segundo estudo responde à proposta de estudar o impacto das mudanças na estratégia em resultado de mudanças na performance e não apenas encarar a estratégia como um antecedente da performance. É testado se mudanças na performance influenciam o desenvolvimento interno de soluções de tecnologia em vez da sua aquisição, para um grupo de 14 tecnologias durante oito anos. No caso da amostra utilizada, os resultados apontam para a relevância do impacto da performance na definição da estratégia. O terceiro estudo testa se as razões para adoção de tecnologia, baseadas em pressupostos racionais ou na pressão social, são notórias na utilização da mesma. Uma vez que a perceção da adoção como escolha mais eficiente deverá resultar num esforço maior para a sua implementação, as duas perspetivas foram empiricamente testadas na adoção e utilização do Twitter por 1430 empresas de comércio eletrónico, Foram encontrados indícios que sustentam a adoção baseada na pressão social.
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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