Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1814
Autoria: Biazon, Rodrigo Tarcisio
Orientação: Menezes, Rui
Data: 2009
Título próprio: A dupla complexidade da sociedade cooperativa
Referência bibliográfica: BIAZON, Rodrigo Tarcisio - A dupla complexidade da sociedade cooperativa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1814>.
Palavras-chave: Cooperativismo
Gestão
Estratégias
Alianças
Management
Strategies
Alliances
Resumo: As cooperativas são uma forma de organização empresarial que foram evoluindo ao longo dos tempos. Têm por base fortes princípios cooperativistas que servem como alicerce de uma cultura organizacional própria. Possuem leis diferenciadas e estão organizadas em conselhos. As cooperativas têm sido muito usadas para rearranjos de problemas sociais existentes no Brasil. As cooperativas surgem por vontade de certo grupo que exerce ou exercerá uma atividade econômica. Apesar de ter princípios fortes, como união e pensamento único, as cooperativas convivem com vários conflitos ladeados por interesses pessoais de grupos e políticos. Nos últimos anos têm se discutido muito sobre a gestão estratégica em cooperativas, visto que na maioria dos casos ela exerce e têm atuação econômica muito forte sobre uma determinada atividade econômica, inclusive com possibilidades de alianças estratégicas e aporte de capital externo. No caso específico da Cooperfibra - cooperativa de produtos de algodão - foi estudada a evolução do algodão no Brasil e sua recente migração para o cerrado brasileiro, especificamente o Estado de Mato Grosso e sua importância econômica, posto que o Estado é o maior produtor de algodão do Brasil. A Cooperfibra teve uma rápida evolução e em um dado momento precisou rever seus conceitos e o seu negócio e partiu para alianças estratégicas visando melhorar e participar ativamente da cadeia produtiva, com intuito de perpetuar a cultura na região e trazendo ganhos aos seus cooperados. Destaque para a dupla personalidade adquirida por cooperativas quando se profissionalizam. De um lado a empresa cooperativista e de outro lado os aspectos cooperativistas. Fica claro, mesmo que insipiente, que a gestão estratégica em cooperativas é irreversível, mas que ainda pode ser tema de vários estudos, incluindo a questão da gestão corporativa em cooperativas que pode ser o grande diferencial competitivo para a atividade cooperativista.
The cooperatives are a form of enterprise organization that had been evolving throughout the times. They have for base strong cooperativistas principles that serve as foundation of a proper organizacional culture. They possess differentiated laws and they are organized in advice. The cooperatives have been very used for rearrangements of existing social problems in Brazil. The cooperatives appear for will of certain group that exerts or will exert a economic activity. Although to have strong principles, as union and only thought, the cooperatives coexist some conflicts tipped for personal interests of groups and politicians In recent years if they have argued very on the strategical management in cooperatives, since in the majority of the cases it exerts and has strong economic performance very on one determined economic activity, also with possibilities of strategical alliances and arrives in port of external capital. In the specific case of the Cooperfibra - cooperative of cotton products - the evolution of the cotton in Brazil and its recent migration for the Brazilian open pasture was studied, specifically the State of Mato Grosso and its economic importance, rank that the State is the producing greater of cotton of Brazil. The Cooperfibra had a fast evolution and in data moment it needed to review its concepts and its business and left for strategical alliances aiming at to improve and to participate actively of the productive chain, with intention to perpetuate the culture in the e region bringing profits to cooperated its. Prominence for the double personality acquired for cooperatives when they are professionalized. Of a side the cooperativista company and another side the cooperativistas aspects. He is clearly, same that insipiente, that the strategical management in cooperatives is irreversible, but that still it can be subject of some studies, including the question of the corporative management in cooperatives that can be the great competitive differential for the cooperativista activity. Words Key: cooperativismo, management, strategies, alliances.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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