Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17911
Autoria: Pohl, Patrick Peter
Orientação: Silva, Rui Manuel Vinhas da
Marques, Catarina Maria Valente Antunes
Data: 7-Dez-2018
Título próprio: From Berlin to Lisbon: is car sharing a fad?
Referência bibliográfica: Pohl, P. P. (2018). From Berlin to Lisbon: is car sharing a fad? [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17911
Palavras-chave: Car sharing
Internet
Technology
Indústria automóvel
Internet
Comportamento do consumidor
Tecnologia
Portugal
Alemanha
Resumo: Car sharing is a market that has been in existence since the early 1950s. It entails members within a given society sharing cars to reach their destination and as such, saving up on costs, time and parking space. Car sharing reduces congestion within cities and as such, making it an important and impactful aspect in the protection of the environment. This paper seeks to evaluate the comparison of the car-sharing industry within Germany and Portugal and how it is influenced by millennials. It looks at a number of aspects such as the role of technology, the preservation of the environment, costs, income, and other factors. The survey that is included in the research focuses on Lisbon and Berlin and the millennials that live within them and how they integrate car-sharing services. The results that are realized indicate that Berlin has had the car-sharing industry for some time and as such, making it more prominent as compared to Lisbon. Nonetheless, the car sharing industry within Portugal is also developing at an alarming rate and as such, making the two areas competitive to some degree when it comes to this industry
"Car sharing" é um conceito que existe no mercado desde os anos 50. Significa que, membros de uma mesma sociedade, partilhem automóveis para chegar ao seu destino, e ao mesmo tempo também poupem dinheiro, tempo e estacionamento. O "car sharing" reduz o congestionamento dentro das cidades e tem um impacto importante na proteção do meio ambiente. Este trabalho tem como objetivo avaliar e comparar o mercado de "car sharing" entre Portugal e Alemanha e como este é influenciado pelos "millennials". Analisa uma série de aspetos como o papel da tecnologia, a defesa do meio ambiente, custos, o rendimento, entre outros. O estudo incluído neste trabalho concentra-se nas cidades de Lisboa e Berlim e nos "millennials" residentes nestas cidades que utilizem este serviço de "car sharing". Os resultados mostram que Berlim possuí a indústria do "car sharing" há mais tempo e daí ser mais familiar e popular do que em Lisboa. No entanto, o "car sharing" em Portugal está a desenvolver-se rapidamente o que torna esta área cada vez mais competitiva na indústria.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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