Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17728
Autoria: Fragoso, Marta Anula Diniz
Orientação: Carvalho, Clara
Data: 14-Nov-2018
Título próprio: Uma educação de qualidade: o contexto das Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde
Referência bibliográfica: Fragoso, M. A. D. (2018). Uma educação de qualidade: o contexto das Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17728
Palavras-chave: Acesso à educação
Primeira infância
Associação sem fins lucrativos
Direitos humanos
Inclusão social
Sociologia da educação
Cabo Verde
Early childhood
Education Cape Verde
Human rights
Inclusion
Learning
ODS
Quality of education
SOS Children's Villages
Resumo: No âmbito da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e mais especificamente no contexto do quarto objetivo – uma educação de qualidade –, a elaboração deste documento nasce da necessidade genuína de defender a educação como um dos mais poderosos mecanismos de que dispomos para enfrentar as várias problemáticas que obstaculizam e ameaçam o desenvolvimento social, económico e humano sustentável de tantas comunidades em todo o mundo, nomeadamente a exclusão, a desigualdade, as espirais de pobreza, a falta de informação e o desemprego. Neste sentido, aproveito para dar a conhecer o trabalho realizado pelas Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde, divulgando o impacto positivo desta transparente organização sem fins lucrativos no contexto em que se apresenta. Num mundo que ainda está por construir, em que a distribuição inigualitária da riqueza, os conflitos armados e a desigualdade a vários níveis persistem, reside em cada um de nós a responsabilidade de garantir o acesso a uma educação de qualidade desde a primeira infância, fomentando deste modo que o complexo sistema de raízes que se desenvolvem nos primeiros anos de vida de cada criança seja o mais sólido possível. O futuro de cada um de nós e, por conseguinte, do planeta em que vivemos, certamente dependerá do contexto e das oportunidades que se nos apresentam nas primeiras etapas do nosso crescimento. A forma como tratamos as nossas crianças determinará a forma como estas tratarão o mundo.
Within the context of the UN Sustainable Development Goals agenda and specifically within the fourth objective – quality education –, the elaboration of this document stems from the genuine necessity to defend education as one of the most powerful mechanisms we have to deal with the various problems that hinder and threaten the social, economic and human sustainable development of so many communities around the world, such as exclusion, inequality, poverty spirals, lack of information and unemployment. In this sense, I would like to take this opportunity to reveal the efforts and work carried out by the SOS Children´s Villages in Cape Verde, exposing the positive impact of this transparent nonprofit organization in the context in which is presented. In a world that is yet to be built, endowed with an inequitable distribution of wealth, armed conflicts and inequity at various levels, each of us has the responsibility to ensure the access to a quality education from an early age, thus encouraging the complex root system that develops in the early years of life in each person to be as solid as possible. The future of each one of us, and therefore the future of the planet we inhabit, will certainly depend on the possibilities presented to us in the first stages of life. The way we treat our children determines the way they will treat the world.
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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