Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17552
Autoria: Ferreira, António Maria Teixeira Cardoso
Orientação: Santos, Helena Maria de Azevedo Coelho dos
Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da
Data: 7-Dez-2018
Título próprio: Os festivais de cinema em Portugal: estudo de caracterização e o seu contexto no panorama português
Referência bibliográfica: Ferreira, A. M. T. C. (2018). Os festivais de cinema em Portugal: estudo de caracterização e o seu contexto no panorama português [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17552
Palavras-chave: Festivais
Cinema
Portugal
Filme
Film festivals
Public policies
Non-commercial film screenings
Resumo: A presente dissertação procede a uma caracterização dos festivais de cinema em Portugal, à luz da evolução dos apoios operacionalizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) no período 1997 - 2017. Os festivais de cinema constituem dispositivos locais de promoção, diversidade e democratização cultural, num espaço global, marcado por redes nacionais e internacionais, e é nesta condição justificada a importância das políticas públicas de apoio a este veículo de exibição não comercial. O panorama dos festivais de cinema em Portugal exibe continuidades e descontinuidades, as quais são lidas à luz dos dados fornecidos pelo ICA e do contexto sociopolítico e económico em que ocorrem. Identificados os traços gerais desta paisagem, procede-se a um enquadramento sobre os festivais que foram alvo de apoio para o triénio 2015 – 2017, procurando aferir alguns dos elementos principais que os caracterizam (e distinguem) na atualidade: localização geográfica, entidades organizadoras, espaços utilizados, linhas programáticas, duração e número de espectadores da última edição, e ainda parceiros internacionais relevantes, quando existentes.
This dissertation undertakes a characterization of Portuguese film festivals, informed by the evolution of the public funding, following the operationalization by the Institute of Cinema and Audiovisual (ICA) between 1997 and 2007. Film festivals are important local vehicles for cultural promotion, diversity and democratization, operating globally through national and transnational networks. Under this context, it is arguable the importance of public financial aid to this form of noncommercial film screenings. The analysis of the data provided by ICA, framed within its sociopolitical context, reveals the continuities and discontinuities of the Portuguese film festivals landscape. Once outlined the traits of this landscape, the study closes its framing upon the festivals themselves, by determining some of the main elements that characterize (and distinguish) the festivals supported for the triennium 2015 - 2017: location, organizing entities, venues, programming, duration, audience numbers for the last edition and relevant international partnerships, when available.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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