Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17150
Autoria: Correia, I.
Alves, D.
Jarego, M.
Lopes, K.
Rodrigues, D.
Abrantes, L.
Boloca, A.
Carvalho, B.
Diogo, M.
Grosso, C.
Massa, M. F.
Mateus, R.
Pereira, R. F.
Pina, S.
Pinheiro, G. G.
Pinto, R.
Rilho, A.
Timóteo, M. B.
Data: 2018
Título próprio: Ser ou não ser praxado? A teoria da ação planeada como modelo para compreender a participação dos caloiros na praxe académica
Volume: 61
Número: 2
Paginação: 69 - 91
ISSN: 0871-4657
DOI (Digital Object Identifier): 10.14195/1647-8606_61-2_4
Palavras-chave: Academic hazing
Theory of planned behavior
Attitude
Subjective norm
Perceived behavioral control
Resumo: Com este estudo pretendemos investigar quais são os preditores da intenção de participação dos caloiros na praxe académica. Para tal, recorremos à teoria da ação planeada (Ajzen, 1991) que permite analisar o peso relativo das atitudes, da norma subjetiva, e do controlo comportamental percebido nas intenções de ser praxado. Os participantes, estudantes universitários (N = 353) a frequentar o 1º ano de uma Licenciatura, preencheram um questionário. Os resultados confirmaram o valor preditivo da teoria, tendo sido a atitude e o controlo comportamental percebido preditores significativos da intenção dos caloiros em serem praxados. A norma subjetiva não se mostrou um preditor significativo. As implicações teóricas e sociais destes resultados são discutidas.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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