Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17133
Autoria: Ramires, Maria Luísa Santana
Orientação: Afonso, Luís Urbano
Melo, Alexandre
Data: 10-Dez-2018
Título próprio: Galerias de arte em Lisboa: passado e presente
Referência bibliográfica: Ramires, M. L. S. (2018). Galerias de arte em Lisboa: passado e presente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17133
Palavras-chave: Galeria de arte
Arte moderna
Arte contemporânea
Mercado da arte
Lisboa
Portugal
Commercial art galleries
Galleries Lisbon
Portuguese art
Modern art
Contemporary art
Primary market
Markets of art
Resumo: As galerias de arte contemporânea raramente foram objeto de estudos históricos. O trabalho que se segue pretende fazer um levantamento da evolução galerística em Lisboa, desde a criação da primeira galeria comercial em 1933 até ao ano de 2017. Nestes oitenta e quatro anos pretendemos contextualizar e analisar a evolução do panorama galerístico, bem como a evolução da sua tipologia e relações. De um ponto de vista abrangente, estudamos a conjuntura económica, social, política, urbana e consequentes respostas dos galeristas e galerias ao longo deste período. Numa perspetiva de gestão interna, salientamos as influências recíprocas entre galerias, e ainda com os diversos agentes do mercado da arte como artistas, críticos, colecionadores e outras galerias. O trabalho está dividido em três fases temporais onde se aborda uma seleção de galerias de arte, caracterizando-as de forma individual. "Galerias Históricas" é o período, entre a década de trinta e o final da década de cinquenta, onde o conceito de galeria se encontra associado a negócios de outras naturezas. Em "Surgimento de Mercado" observa-se um questionamento e legitimação das galerias de arte, ao longo das décadas de sessenta e setenta. Por fim, na fase de "Consolidação de Mercado" as galerias já detêm um estatuto independente. Este é também o período mais longo, já que vai desde o "boom" galerístico da década de oitenta até aos dias de hoje, e onde se concretiza o reconhecimento e democratização do mercado galerístico.
Portuguese commercial art galleries have seldom been the object of historical studies. In this work we intend to study the commercial art galleries evolution in the city of Lisbon, since 1933, when the first one emerged, until 2017. We intend to contextualize and analyse the commercial art galleries environment in these eighty-four years, as well as the evolution of their relationships and typology. From a wider point of view, we study the economic, social, political and urban context and the consequential changes in galleries in this period. From a management perspective, we also highlight the mutual influences between galleries and with other art market agents, such as artists, critics, collectors, and other galleries.VI The work is chronologically structured in three parts, where we analyse one-by-one a selection of commercial art galleries. "Historic Galleries" is the period between the 1930s and the late 1950s, when the concept of commercial gallery was associated with other types of businesses. In "Rise of the Market" we observe a questioning and legitimations of galleries through the 1960s and 1970s. Finally, in "Market Consolidation" galleries reach independent status. This is also the longest of the three periods, going from the 1980s boom until today, when commercial art galleries are recognized and a popularization of the art market happens in Portugal and Lisbon.
Designação do grau: Mestrado em Mercados da Arte
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_santana_ramires.pdf11,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.