Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17108
Autoria: Brito, Bruno Filipe Cristóvão de
Orientação: Oliveira, Maria Luísa Brandão Tiago de
Martins, Paulo Miguel Andrade da Cruz
Data: 16-Nov-2018
Título próprio: O rock progressivo em Portugal: 1967-1981
Referência bibliográfica: Brito, B. F. C. de (2018). O rock progressivo em Portugal: 1967-1981 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17108
Palavras-chave: História contemporânea
Música rock
Portugal - 1967-1981
Rock
Young people
Portugal
Censorship
Resumo: Muitos foram as correntes musicais existentes ao longo do tempo, presenciando o século XX uma grande variedade destas, que surgiram e perderam adeptos em determinados espaços temporais. Na génese do surgimento de diferentes correntes musicais estão diferentes contextos sociais e políticos. A presente dissertação procura investigar como se deu o impacto e o desenvolvimento da corrente musical do rock progressivo. Através da leitura da mesma poderemos compreender as diferentes formas com que os grupos musicais se formaram, os locais em que era habitual atuarem e as condicionantes técnicas e censurais, estas últimas características habituais de um regime autoritário, como o foi o regime do Estado Novo, entendendo como criavam e se comportavam estes grupos musicais sob a presença destas condicionantes, evitando, ou não, a Censura Prévia, que examinava maior parte dos conteúdos que se pretendiam tornar públicos, e que problemas tiveram com esta mesma autoridade.
Many were the musical genres that existed over time, witnessing the twentieth century a great variety of these, which arose and lost adherents in certain temporal spaces. At the genesis of the emergence of different musical genres were different social contexts, these being the target of some kind of sociopolitical transformations. This dissertation wants to answer the question about how the progressive rock music had developed and how was its impact on Portugal. Through it’s reading, we can understand how the different ways in which musical groups form, are the places where the practices are to act and as technical and censoring constraints, the last habitual characteristics of an authoritarian regime, as the regime of the New state. Which should not be, which should not be, which should be the governance.
Designação do grau: Mestrado em História Moderna e Contemporânea
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bruno_cristovao_brito.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.