Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16961
Autoria: Raposo, P.
Data: 2017
Título próprio: Em busca de um teatro das fragilidades: Mónica Calle e o seu caminho feito de resistência e coragem até 'casa'
ISSN: 2179-510X
Palavras-chave: Teatro
Mulher
Cartografia
Resumo: Partimos de uma reflexão sobre decolonização dos saberes, nomeadamente nos estudos teatrais, sobre o corpo e gênero. Acompanharemos, através da sua mais recente criação (Ensaio para uma Cartografia), o percurso artístico e pessoal de Mónica Calle, uma encenadora-atriz que desempenhou um longo caminho de afirmação na cena teatral portuguesa, e que no final de 2014 anos decidiu abandonar um espaço (Casa Conveniente) que tinha numa zona da cidade de Lisboa marcada pela gentrificação para procurar recomeçar seu projeto num espaço outro, num dos bairros periféricos dentro da cidade (Zona Não Vigiada). É por isso um caminho pela cidade que se transforma, como o seu corpo. Um projeto teatral feito de muitos corpos (atores, atrizes, não-atores, não-atrizes, prostitutas, presos, etc.), mas sobretudo um corpo de uma mulher. O seu corpo, num itinerário sobre a forma como aquele se faz na caminhada ao longo da vida, como erra e se supera, como resiste. Sem falas, apenas corpos. De 12 mulheres numa obra de teatro que procura a superação de corpos que dançam em pontas mas não são bailarinas, que tocam instrumentos mas não são músicos, que não falam porque não existe texto, que se despem para não serem personagens que não elas mesmas. 12 corpos femininos de múltiplas idades fazendo gênero. Um teatro feminista? Uma agenda feminista? Uma poética feminista?
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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