Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16098
Autoria: Quintanilha, T. L.
Paisana, M.
Cardoso, G.
Pais, P. C.
Data: 2018
Título próprio: Publicidade digital e adblocking em Portugal – apropriar ou não apropriar, eis a questão
Volume: 1
Número: 26
Paginação: 151 - 174
ISSN: 1646-4974
DOI (Digital Object Identifier): 10.20287/ec.n26.v1.a09
Palavras-chave: Adblockers
Adblocking em Portugal
Motivos de apropriação de adblockers
Literacias digitais
Desafios para os media
Resumo: As dinâmicas de funcionamento do sector dos media contemporâneos estão, na era digital, cada vez mais susceptíveis a novas tensões. Da parte da estrutura financeira e dos modelos de negócio, poucos fenómenos serão tão relevantes de investigar quanto a utilização de software de adblocking, em consistente subida. Este artigo aborda a questão em duas vertentes: a) uma revisão teórica com enfoque na literatura mais recente e ainda escassa e b) testar a relevância desses contributos no caso português com base num estudo exploratório a uma amostra não probabilística. A relevância desta abordagem prende-se com a necessidade de compreender um fenómeno que tem em Portugal, à semelhança do resto do mundo, um forte impacto quer nos modelos de negócio das empresas de media quer na relação com os conteúdos informativos, por parte dos utilizadores de Internet. A revisão teórica e análise de dados demonstram a relevância do tema bem como a crescente tensão entre empresas, conteúdos e utilizadores no contexto dos recursos tecnológicos cada vez mais comuns e fáceis de operar nos ecossistemas digitais. O aumento dos índices de literacia crítica digital coincide com a tomada de consciência dos indivíduos face a conceitos como identidade, privacidade e relevância de conteúdos.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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